Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/04/2022 às 14h00min - Atualizada em 15/04/2022 às 14h00min

Laboratórios de Uberlândia registram queda de até 90% na procura por teste da covid-19

Cenário acontece em razão do avanço da vacinação contra a doença na cidade

SÍLVIO AZEVEDO
Hoje, as pessoas procuram o teste para viajar ou porque precisam entrar em determinado local | Foto: Freepik
Nos últimos meses, laboratórios de Uberlândia registraram uma queda de até 90% na procura pelo teste da covid-19. O cenário acontece em razão do avanço da vacinação contra a doença na cidade, que resultou na diminuição da proliferação do vírus e dos casos. 

No laboratório Uditoxi, de acordo com a proprietária Mayra França, a redução da demanda chegou a 90%. Segundo ela, no início do ano, com a chegada da variante Ômicron, eram realizados cerca de 100 testes por dia. No início do mês de março a queda da demanda já foi percebida e, atualmente, é realizado cerca de um exame diário no laboratório. 

Ainda de acordo com França, a maioria das pessoas que procuram o teste hoje em dia são aquelas que precisam viajar para o exterior. “Elas vêm fazer porque é exigido fora do país e não porque estão com sintomas ou desconfiadas de que contraíram a doença”, analisou. 

A biomédica do laboratório Labormed, Natália Cristina Silva Felizardo, percebeu uma redução de 87,5% pela procura do exame na unidade. “A quantidade de testes, agora, segue mais ou menos o padrão no número de casos diários. Em março deste ano tivemos uma queda bem grande, praticamente o mesmo número de dezembro de 2021”.

A profissional acredita que a demanda no mês de abril será menor ainda. Se comparado a março, ela estima uma queda de até 50%. “Hoje, as pessoas procuram mais por obrigação, principalmente empresas e multinacionais, que exigem a entrada de terceirizados testados”, finalizou.

DESAFOGO
Para Fabrício Cazorla, gestor técnico de análises clínicas e vacinas do Sabin Medicina Diagnóstica de Uberlândia, a diminuição de testagem também pode estar ligada à queda nas solicitações dos exames nas unidades de saúde. Segundo ele, os médicos não pedem mais testes caso o paciente não apresente sintomas graves. 

“O médico que está no pronto-socorro, por exemplo, se o paciente não está com sintomas graves não vai suspeitar de covid e pedir o exame. Sai mais barato para todo mundo e menos pressão no sistema de saúde do Brasil, que já não tem tanto dinheiro assim. Com a cobertura vacinal boa, a pessoa pode até ter covid, mas não tem a doença grave”.

De acordo com Fabrício, na Sabin, em abril, a diminuição foi de 80% em relação ao número de testes feitos em janeiro. “Teve uma queda importante desde janeiro, que foi o pico no número de casos, principalmente na segunda quinzena. Desde então, todo mês cai pela metade do volume do mês anterior. Fevereiro foi metade de janeiro. Março a metade de fevereiro e em abril, até agora, está em 40% o volume de março”.

UBERLÂNDIA
Uberlândia completou, nesta quinta-feira (14), oito dias sem registrar óbitos pela covid-19. Segundo o boletim epidemiológico, a cidade registrou somente 20 novos casos da doença. 

Conforme apurado pelo Diário de Uberlândia, em janeiro foram registrados 47.713 casos da enfermidade, uma média de 1.539 confirmações diárias. Em abril, até agora, a média diária de notificações positivas está em 22,46. 

Comparando somente os 13 primeiros dias do mês de abril de 2022 com 2021, a redução também é significativa. Enquanto no ano passado foram 3.825 casos confirmados, neste ano foram 292 casos, uma queda de 92,3%. 


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90