Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/04/2022 às 15h00min - Atualizada em 13/04/2022 às 15h00min

Uberlândia registra média de 33 infrações diárias por uso de celular ao volante

De janeiro a março deste ano, Detran contabilizou 3.053 autuações na cidade

IGOR MARTINS
Manuseio do aparelho ao volante configura infração gravíssima pelo CTB | Foto: Agência Brasil
Entre os meses de janeiro e março deste ano, a cidade de Uberlândia registrou 3.053 infrações pelo uso de celular ao volante, uma média de 33 autuações diárias. Os dados são do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e incluem violações como dirigir utilizando fones de ouvido, segurar o telefone com uma das mãos e manusear ou falar ao aparelho enquanto conduz algum veículo.

Conforme apurado pela produção do Diário, do total, 1.484 (48,5%) motoristas foram autuados por segurarem o aparelho celular com uma das mãos, 1.205 (39,4%) por manusearem o telefone, 364 (11,9%) por falarem ao celular e três condutores (0,09%) foram autuados pelo uso dos fones. 

“É um número [de infrações] muito alto. Nós conseguimos notar que cada vez mais as pessoas utilizam dispositivos móveis enquanto dirigem. O condutor deve sempre manter o domínio do veículo, dirigindo com atenção exclusiva para o trânsito, evitando o uso de celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico”, disse o sargento da Polícia Militar, Helenilson Abadio Fidel.

Ainda de acordo com o militar, o índice registrado em Uberlândia tem seguido a tendência dos últimos anos. Em 2020, também foram contabilizadas 33 infrações diárias durante o mesmo período. O número aumentou em 2021, quando o Detran registrou 40 violações diárias do tipo entre janeiro e março.

Com exceção do uso dos fones de ouvido, considerada uma infração média, qualquer tipo de uso ou manuseio dos aparelhos celulares ao volante é considerada uma violação gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo o sargento Fidel, quem for flagrado cometendo tais infrações recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O sargento comentou ainda sobre o trabalho da Polícia Militar (PM) na fiscalização de ocorrências relacionadas ao uso de dispositivos móveis no trânsito. Na maioria dos casos, a aplicação de multas é feita durante as blitzen, sejam elas educativas ou repressivas. Segundo o Fidel, grande parte das infrações são flagradas nos horários de pico, quando há maior número de veículos nas ruas da cidade.

“As multas são geralmente aplicadas nas fiscalizações feitas pelas forças policiais nas vias. É um tipo de infração que não necessariamente precisa de uma abordagem policial direta, a simples presença da corporação já é suficiente para a observação da infração. As multas são gravíssimas justamente para inibir esse tipo de infração, que coloca em risco a vida de pedestres, motociclistas, crianças, animais e do próprio condutor”, disse.

ESPIADINHA NO SEMÁFORO
O policial militar contou que uma das infrações mais comuns registradas no Detran é a famosa “espiadinha” no celular no sinal vermelho. Ao parar o carro no sinal, o condutor pega o aparelho para verificar ou até mesmo enviar uma mensagem nas redes sociais. Conforme dito pelo sargento, esse tipo de ação, além de configurar infração gravíssima, acaba atrapalhando o trânsito.

“O condutor acredita que o fato de ele estar ali parado dá a ele o direito de manusear o celular. Isso acaba inviabilizando o trânsito, já que ele pode não perceber as luzes semafóricas e também é uma infração gravíssima. Mesmo ele estando parado, ele ainda está na condução e na responsabilidade do veículo, o automóvel continua funcionando”, explicou.

Helenilson Abadio Fidel orienta que a utilização de dispositivos móveis no trânsito está prevista apenas com o carro estacionado nos locais devido. “Se o seu celular está chamando ou se você precisa fazer uma ligação ou mandar uma mensagem, vá para fora da faixa de rolamento e utilize o aparelho”, disse o policial.

A orientação também é válida para motociclistas. De acordo com o membro da corporação, diversas infrações são registradas para a classe pelo uso do celular acoplado no capacete, o que também configura infração gravíssima. “Muitos [motociclistas] usam o celular entre a orelha e o capacete. Isso não é permitido, porque tira a atenção do trânsito”, relatou.

Questionado sobre a utilização do suporte para celular em carros e motos, muito utilizado por motoristas de aplicativos e entregadores, Fidel foi claro ao dizer que o seu uso é permitido apenas como aparelhagem ao Sistema de Posicionamento Global, conhecido popularmente como GPS. Segundo ele, qualquer tipo de manuseio com o intuito de utilizar o aparelho para outros fins é proibido pelo CTB.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90