Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/04/2022 às 08h20min - Atualizada em 14/04/2022 às 08h20min

MUnA lança podcast e documentário sobre artistas locais

Projetos podem ser acessados nas principais plataformas digitais

DA REDAÇÃO
Nomes do cenário artístico uberlandense recebem programa especial dentro do museu | Foto: Comunica UFU
O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) lança, nos meses de abril e maio, dois produtos midiáticos nas plataformas digitais: o “MUnAcast” e o “MUnA.doc: Um museu, cinco artistas”. O primeiro é um podcast sobre a vida, a obra e o universo de artistas cujos trabalhos compõem o acervo artístico do museu.

A primeira temporada do MUnAcast contará com quatro episódios, cada um deles sobre um artista. O primeiro é dedicado ao gravador, ilustrador, pintor, desenhista e professor Maciej Babinski. O segundo, ao pintor parietal e de quadros Ido Finotti, e o terceiro, à dançarina e professora Ana Reis. Por fim, o último programa é em homenagem à escultora, gravadora, desenhista e professora Shirley Paes Leme.

O primeiro episódio já está disponível no Spotify e Google Podcasts. Os próximos serão lançados sempre às sextas-feiras, às 15h. 

Já o projeto MUnA.doc fala sobre as obras e concepções de arte de todos os artistas abordados no podcast, além de contar com a participação especial do escultor e professor Hélio Siqueira. Ele será lançado no dia 6 de maio, no canal do MUnA no YouTube.

Os dois produtos lançados pelo MUnA são resultados de um projeto experimental do curso de jornalismo da UFU. Eles foram produzidos pelos estudantes Beatriz Ortiz, Felipe Melo, Laura Justino e Lyege Evangelista. A orientação e coorientação foram dos professores Mirna Tonus e Nuno Manna, respectivamente.

OS ARTISTAS
Cada episódio do MUnAcast explora um artista que já contribuiu com o acervo do museu. O primeiro conta a vida de Maciej Babinski. Nascido na Polônia, em 1931, ele se mudou para o Brasil aos 22 anos de idade. O polonês morou em cidades como Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Araguari e Uberlândia, e foi o responsável por inaugurar tendências artísticas no Triângulo Mineiro. Hoje, aos 92 anos, ele mora no Ceará com sua esposa Lídia Babinski.

O segundo episódio se debruça sobre a vida do pintor Ido Finotti. Nascido no estado de São Paulo, em 1899, o artista se mudou para Uberaba aos 19 anos, onde conheceu Adelina Cicci, que se tornaria sua esposa. Eles se mudaram para Uberlândia em 1923, onde abriu uma doceria e pintou 500 quadros, sempre explorando as paisagens naturais e urbanas do Triângulo Mineiro.

O terceiro episódio esmiúça a vida de Ana Reis. Nascida em Uberlândia, em 1983, ela se graduou em Artes Plásticas pela UFU em 2008. Atualmente, ela é docente no curso de dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua na área de artes, com ênfase em performance, gênero e subjetividade.

O quarto e último episódio fala sobre Shirley Paes Leme. Nascida em uma fazenda em Cachoeira Dourada (GO), em 1955, a artista executa desenhos, intervenções, performances e instalações. Ela já recebeu vários prêmios nos principais salões brasileiros e estadunidenses e realiza exposições individuais no Brasil e no exterior.

O artista Hélio Siqueiro também terá uma participação especial no MUna.doc. Nascido em Ouro Fino (MG), em 1950, ele é pintor, desenhista, gravador, ceramista e professor. O mineiro foi ainda professor de Artes Plásticas na UFU entre 1987 e 1990.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


SERVIÇO
O QUE: Lançamento do MUnAcast e MUnA.doc
QUANDO: ∙Episódio “#01 Maciej Babinski” do MUnAcast: 8 de abril, 15h
                  ∙Episódio “#02 Ido Finotti” do MUnAcast: 15 de abril, 15h
                  ∙ Episódio “#03 Ana Reis” do MUnAcast: 22 de abril, 15h
                  ∙ Episódio “#04 Shirley Paes Leme” do MUnAcast: 29 de abril, 15h
                  ∙ Minidocumentário “MUnA.doc: Um museu, cinco artistas”: 06 de maio, às 19h

ONDE: ∙ Episódios do MUnAcast: No Anchor, no Spotify, no Google Podcasts e em outras plataformas
∙ Minidocumentário “MUnA.doc: Um museu, cinco artistas”: canal do MUnA no YouTube.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90