Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/04/2022 às 10h30min - Atualizada em 05/04/2022 às 10h30min

Polícia Federal cumpre mandado contra exploração ilegal de ouro em Uberlândia

Operação Mercúrio foi deflagrada na manhã desta terça-feira (5)

DA REDAÇÃO
Principal investigado tinha lucro líquido mensal de R$ 300 mil | Foto: Polícia Federal

Um homem foi preso no bairro Jardim Patrícia, em Uberlândia, durante a Operação Mercúrio, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (5). A ação policial tem como objetivo investigar a exploração e comercialização ilegal de ouro em quatro estados brasileiros, incluindo Tocantins, Pará, Minas Gerais e São Paulo.

Segundo informações, aproximadamente 30 policiais federais foram mobilizados para cumprirem seis mandados de busca e apreensão. Além de Uberlândia, a operação aconteceu em Araguaína (TO), Tucumã (PA) e São José do Rio Preto (SP), todos expedidos pela Justiça Federal em Araguaína.

As investigações tiveram início em 2018, quando uma pessoa residente em Araguaína foi identificada como responsável por extrair ouro sem autorização legal da Agência Nacional de Mineração (ANM). O material era retirado de fazendas no Pará, sendo o produto transportado até a cidade tocantinense, onde era armazenado e levado para o estado de São Paulo para comercialização em joalherias.

No decorrer das investigações, ficou comprovado que o lucro líquido do principal investigado em decorrência da extração ilegal de ouro era de pelo menos R$ 300 mil por mês, bem como parte do proveito do crime era revertido em compras de diversas fazendas nos estados do Tocantins e Pará.

Os suspeitos poderão responder, na medida de suas culpabilidades, pelos crimes de extração ilegal de minério, usurpação de bens da união, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas podem chegar a 24 anos de reclusão.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Polícia Civil prende homem com mais de 900 comprimidos de ecstasy em Uberlândia

Vigia é feito refém durante roubo a obra de construção em Uberlândia



 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90