Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/04/2022 às 09h00min - Atualizada em 03/04/2022 às 09h00min

MG tem o maior número de municípios registrados no Mapa do Turismo Brasileiro

Atualização do documento reúne 44 IGR’s e 567 cidades mineiras

DA REDAÇÃO
Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem | Foto: Divulgação
O Ministério do Turismo (MTur) divulgou a nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro, um instrumento do Programa Nacional de Regionalização do Turismo que reúne os municípios que desenvolvem o turismo como política pública para o desenvolvimento local. Minas Gerais é o estado com mais regiões turísticas formalizadas e municípios presentes no Mapa, totalizando 44 instâncias de governança regionais (IGR’s) e 567 municípios.

Para fazer parte do Mapa, os municípios precisam atender aos critérios definidos na Portaria ministerial 41/2021, como possuir um órgão responsável pelo turismo e orçamento definido para investimentos, comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e uma instância de governança regional, além de empresa registrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Os municípios e as IGR’s mineiras tiveram o período de 2 de fevereiro a 6 de março para inserir as comprovações para conferência e homologação dos dados por parte da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).  Ao todo, 2.542 cidades brasileiras, distribuídas em 322 regiões do país turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90