Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/04/2022 às 08h30min - Atualizada em 01/04/2022 às 08h30min

Escritora mineira lança novo livro infanto-juvenil neste sábado (2)

Novo trabalho de Aline Caixeta é baseado em contos clássicos de Hands Andersen

DA REDAÇÃO
Coletânea de contos será lançada com programação gratuita de contação de histórias | Foto: Arquivo Pessoal
Neste sábado (2), a prosadora graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Aline Caixeta, vai lançar o seu sétimo livro da carreira. Na data, que foi escolhida a dedo pela autora, se comemora o Dia Mundial do Livro Infantojuvenil e também é aniversário de Hans Christian Andersen, escritor de contos como “A Pequena Sereia” e “O Patinho Feio”. A coletânea de contos será lançada com programação gratuita de contação de histórias.

“O pequeno vendedor de chicletes: e outros contos sem fadas”, de Aline Caixeta, é uma coletânea de sete contos baseados em narrativas clássicas de Andersen, adaptadas à realidade contemporânea brasileira. A pós-graduada em “Formação de Escritores” e “Literatura para crianças e jovens” pelo Instituto Vera Cruz (SP) falou sobre a nova criação.

“Ao contrário da maioria das adaptações, a ideia deste livro é a de criar novas histórias, com novos personagens, que estabeleçam um diálogo com aqueles que lhes serviram de inspiração, trazendo à tona questões sociais relevantes, capazes de suscitar reflexões”, explicou a escritora.

Dentre os temas abordados no livro, fala-se de desigualdade social, preconceitos e o sofrimento humano, mas também de esperança, imaginação, amizade, empatia e a humanidade compartilhada.

“A importância da abordagem de temáticas polêmicas se justifica pela necessidade de se apresentar problemas sociais aos jovens leitores, de uma forma não traumatizante, alcançada pela experiência artística. O livro possui uma proposta de fidelidade aos textos-base de Andersen, e que o autor foi um grande mestre na denúncia do sofrimento humano. Espero que as adaptações também estimulem o interesse pela leitura dos contos originais”, disse.

O livro possui 144 páginas ilustradas pelo artista Lelis, que assim como a escritora, também é mineiro. Ele já recebeu diversos prêmios em festivais e exposições de reconhecimento nacional e internacional, e ilustrou mais de 100 livros e quadrinhos, além de produzir aquarelas diariamente para o jornal Estado de Minas.

PROGRAMAÇÃO
2 de abril: Lançamento da playlist “Contos sem fadas”. Até o dia 8, serão postados sete vídeos, sempre às 10h no canal “Recanto da Prosa”, no YouTube, com contação de histórias baseadas nos contos dos livros.

16 de abril: Lançamento oficial do livro, ao vivo no canal “Recanto da Prosa”, no YouTube, às 10h. Nesse dia, será apresentado um pouco mais sobre o autor que inspirou os contos. Cerca de 200 exemplares serão distribuídos gratuitamente para instituições culturais e educacionais. Os demais exemplares poderão ser adquiridos no site.

18 de abril: Lançamento da playlist “Como escrever para crianças e jovens”. Até o dia 23 de abril, serão postados seis vídeos, sempre às 18h no canal “Recanto da Prosa”, no YouTube, com aulas gratuitas de escrita e proposição de exercícios para interessados em escrever ficção infanto-juvenil.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90