Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/03/2022 às 15h00min - Atualizada em 31/03/2022 às 15h00min

Vacinação contra sarampo começa na próxima semana em Uberlândia

Campanha será realizada de forma simultânea com a vacinação contra a influenza na próxima segunda (4)

DA REDAÇÃO
Campanha é voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos | Foto: PMU/Divulgação

A Prefeitura de Uberlândia iniciará também na próxima segunda-feira (4) a Campanha Nacional contra o Sarampo. A vacinação faz parte de uma ação realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e, neste ano, ocorrerá de forma simultânea com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que começará na mesma data. A campanha é voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da área da saúde, que serão convocados para atualizar a situação vacinal.

“Nos últimos dois anos o Brasil teve registros de sarampo, uma doença que estávamos livres, mas voltou a ocorrer. Isto nos alerta sobre o perigo da doença e suas complicações. O sarampo não é uma simples doença infantil. Ele pode ter sérias complicações e, inclusive, levar a óbito, tanto crianças, quanto adultos”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira.

A meta do Ministério é vacinar, no mínimo, 95% das crianças que fazem parte do público-alvo. Para os trabalhadores da saúde não haverá meta de cobertura vacinal. De forma estratégica e definida pelo MS, as vacinas contra o sarampo e a influenza serão ofertadas para administração na mesma visita ao serviço de saúde. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas de vacinação.

INFLUENZA
Também começa na próxima segunda (4) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A primeira etapa segue até 2 de maio e atenderá idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. De acordo com a Prefeitura, no total devem ser imunizadas 228.800 pessoas. O objetivo, segundo o município, é vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários para a influenza.

O dia D de mobilização nacional está programado para ocorrer no dia 30 de abril. A imunização visa minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza, principalmente no inverno, quando as pessoas estão mais propícias a algum tipo de infecção respiratório-viral.

Ainda de acordo com a Prefeitura, no período entre 3 de maio e 3 de junho, a imunização será aberta, também, para os demais grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes, puérperas, comorbidades, professores, profissionais de forças armadas, forças de segurança e salvamento, doenças crônicas e deficiência permanente, caminhoneiros, população indígena, população privada de liberdade, trabalhadores portuários e do transporte coletivo rodoviário.

LOCAIS DE VACINAÇÃO
Em Uberlândia, a vacinação ocorrerá em todas as salas de vacinação do Município. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será das 8h às 18h. Já nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) será das 7h30 às 16h30. Nas Unidades de Atendimento Integrados (UAIs) o atendimento acontecerá das 8h às 20h. Para atender melhor os trabalhadores, haverá horário estendido das 8h às 20h também nas UBSs Brasil e Tocantins.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90