Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/04/2022 às 08h30min - Atualizada em 02/04/2022 às 08h30min

Banda uberlandense lança primeiro álbum autoral

“O Sexteto” é composto por alunos dos cursos de Música e Teatro da UFU

DA REDAÇÃO
“Entre Amores, Versos e Canções” pode ser ouvido em todas as plataformas digitais | Foto: Divulgação
A banda uberlandense “O Sextexto” lançou o primeiro álbum nesta semana. Intitulado como “Entre Amores, Versos e Canções”, o trabalho é composto por oito músicas inéditas e tem como principal mensagem nas composições as relações sociais, independente da forma como elas possam se estabelecer, sejam elas familiares, amizade ou românticas.

O projeto musical é fruto de uma ação do Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Fundação de Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU), que busca apoiar o desenvolvimento de ações artísticas e culturais propostas por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O álbum “Entre Amores, Versos e Canções” é o primeiro da banda, sendo composto por oito músicas que abordam como tema principal as relações, debatendo características comuns em relacionamentos abusivos, dependência emocional, abuso psicológico e tentativas de controle.

Vocalista do grupo, Luiz Fernando falou sobre a abordagem sonora trabalhada no álbum. “A dramaturgia musical retratada no álbum debate características comuns em um relacionamento abusivo, como altas expectativas e frustrações, dependência emocional, tentativas de controle e abuso psicológico, e demais formas de anulação do indivíduo em prol de uma convivência”.

O processo de composição e a produção tiveram início com a direção em parceria do regente do coletivo que criou as letras e arranjos, e participação de todos os seis músicos, que eram livres para propor mudanças e adaptações que refletissem a identidade de cada um.

"Este projeto foi muito importante para a nossa banda, não só pela estreia, mas também pelo fato desta iniciativa ter sido pioneira na instituição devido às demandas da proposta. Graças ao Piac, fomos capazes de realizar tanto a captação, quanto a produção e pós-produção desses conteúdos, bem como lidar com todas as questões jurídicas e burocráticas em torno dos registros das músicas e do lançamento”, finaliza o cantor. O álbum “Entre Amores, Versos e Canções” está disponível em todas as plataformas digitais.

BANDA
A banda é composta por Luiz Fernando Silva (voz, violão e guitarra), Filipe Rodrigues (trompete e flauta), Sávio Valadares (piano), Pedro Henrique (violino), Gabriel de Oliveira (baixo) e Mikael Marcos (percussão), todos alunos dos cursos de Teatro e Música na UF. A primeira reunião do sexteto aconteceu em agosto de 2020 e teve o intuito de criar um projeto que transformasse a realidade dos integrantes, tendo em vista a situação pandêmica do momento.

“Vimos o Sexteto como um meio de aprofundar os nossos conhecimentos na produção e gestão artística, fazendo diversas experimentações musicais, convidando pessoas para fazerem parte desse processo de elaboração da banda e nos adaptando às diversas possibilidades de fomento, buscando leis de incentivo e editais para realizar pequenos projetos”, comentou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90