Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/03/2022 às 11h00min - Atualizada em 27/03/2022 às 11h00min

Estão abertas as inscrições para o 24º Festival Internacional de Curtas de BH

Serão aceitos filmes com até 45 minutos de duração, de todos os gêneros

DA REDAÇÃO
Realizadores de curtas-metragens finalizados em 2021 ou 2022 têm até 1º de maio para se inscrever | Foto: Pixabay
A Fundação Clóvis Salgado e a Associação Pro-Cultura e Promoção das Artes (APPA), por meio do Cine Humberto Mauro, abriu inscrições para o 24º FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, um dos eventos mais importantes de difusão e promoção da produção mundial de curtas-metragens no Brasil. Realizadores de curtas-metragens finalizados em 2021 ou 2022 têm até 1º de maio para se inscrever. O edital do Festival estará disponível no site da Fundação Clóvis Salgado, no site do FestCurtasBH e no site da APPA.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas exclusivamente através da plataforma online. Serão aceitos filmes com até 45 minutos de duração, de todos os gêneros – exceto filmes publicitários e institucionais – finalizados em formatos analógicos (35mm e 16mm) e/ou digitais (DCP 2K e 4K, DCP 3D, entre outros). O resultado da seleção será divulgado no dia 16 setembro e a realização do Festival segue programada para o período de 14 a 23 de outubro, no Cine Humberto Mauro.

TEMAS E LINGUAGENS
Além das tradicionais Mostras Competitivas – Minas, Brasil e Internacional, o Festival conta com as Mostras Paralelas e Especiais, com diferentes propostas temáticas e estéticas. A programação também contará com sessões com recurso de acessibilidade, debates com realizadores, seminários, além da já tradicional oficina Corpo Crítico, que busca a formação de novos pensamentos críticos cinematográficos em diálogo direto com as obras exibidas no festival.

A seleção dos curtas-metragens será realizada por uma comissão especializada, com comprovada atuação na área cinematográfica, indicada pela Comissão Organizadora do festival, que fará a curadoria das mostras competitivas e paralelas. Os nomes escolhidos para integrar a Comissão de Seleção serão divulgados no site da Fundação Clóvis Salgado e do FestCurtasBH.

O julgamento terá como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que se utilizem criativamente dos meios expressivos do audiovisual; a relevância conceitual e temática dos curtas; a inovação; o impacto social e cultural; a contribuição para o aprimoramento da linguagem audiovisual, e a qualidade da narrativa e abordagem cinematográfica.

Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas concorrerão ao Troféu Capivara de Melhor Filme em cada categoria (Minas, Brasil e Internacional), além de Prêmio no valor bruto de R$ 5.000. Além dos prêmios oficiais do Júri, todos os filmes selecionados que participam de mostras competitivas e paralelas concorrem ao prêmio do Júri Popular, que será definido a partir de votação do público durante a mostra, e receberá, além do troféu, o valor bruto de R$3.000. Para maiores esclarecimentos e dúvidas sobre o edital, comunicar pelo e-mail [email protected], pelo telefone +55 31 3236-7367, ou pelo site do Festival.

O FESTIVAL
Em edição totalmente online e gratuita, o 23º FestCurtasBH, realizado em 2021, foi grande destaque na programação da Fundação Clóvis Salgado. A última edição aconteceu pela plataforma CineHumbertoMauroMais, site exclusivo criado para abrigar as ações virtuais do Cine Humberto Mauro. 

Na ocasião, o Festival recebeu 2.795 inscrições de produções de 26 estados brasileiros e de 112 países. O evento exibiu uma centena de filmes, entre Mostras Competitivas, Paralelas e Especial, distribuídas ao longo de 28 programas. Contou também com performances, masterclass e debates, além da oficina de crítica Corpo Crítico, que chegou a sua 4ª edição consecutiva.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90