A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quinta-feira (3), que um caso de raiva em morcego foi confirmado em Uberlândia. O animal foi encontrado na região central da cidade no mês de fevereiro e encaminhado à Belo Horizonte para análises.
Em razão da confirmação, as equipes do Programa de Controle da Raiva realizaram entre os dias 18 e 20 de fevereiro uma ação de bloqueio em uma área de 300 metros de onde o animal foi encontrado. A atividade consistiu em vacinar 42 cães e gatos que vivem na região, inclusive aqueles que já receberam a dose durante a campanha de imunização.
Por meio de nota, a Secretaria reforçou que o monitoramento dos animais encontrados na cidade fazem parte da rotina do Programa de Controle da Raiva. Todo o empenho das equipes resulta em mais de 30 anos sem registro da raiva canina em Uberlândia.
A SMS também orientou que, caso um morador encontre um morcego vivo ou morto no solo, deve acionar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para o recolhimento do animal. Recomendou ainda que, até que seja feito o recolhimento, o morador evite contato direto e isole o animal com um balde ou uma caixa.
VEJA TAMBÉM: