Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/02/2022 às 12h45min - Atualizada em 16/02/2022 às 12h45min

Cerca de 30% do público infantil ainda não compareceu para receber vacina da covid-19 em Uberlândia

Município já aplicou mais de 24 mil doses em crianças de 5 a 11 anos de idade

MARIELLE MOURA
Uberlândia atingiu 54 % de cobertura vacinal do público I Foto: PMU/DIVULGAÇÃO
Nas últimas semanas, o número de crianças faltosas na vacinação contra a covid-19 aumentou em Uberlândia, segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira. Cerca de 30% do público que foi convocado para a imunização não compareceu às salas de vacinação da rede municipal de saúde.
 
“Infelizmente, temos muito absenteísmo. No início tínhamos baixíssimo índice de faltosos, em torno de 10% e agora evoluímos para 30%”, revelou.
 
Ainda de acordo com Cláubia, a situação é preocupante, já que o número de casos da doença em crianças tem aumentado no país. “Temos notícias de outras cidades com surtos de covid-19 nessa faixa etária. Com o retorno das aulas, as crianças têm uma dificuldade maior em usar a máscara, lavar as mãos. Então, a vacinação é uma forma da gente proteger essas crianças”, explicou.
 
Com base nos dados do vacinômetro municipal, até esta terça-feira (15) a Prefeitura aplicou 24.044 doses da vacina em crianças de 5 a 11 anos de idade, contemplando crianças com e sem comorbidades. O quantitativo corresponde a 54% de cobertura vacinal do público-alvo na cidade. O município tem 56 mil crianças aptas para a imunização.
 
A coordenadora do Programa de Imunização informou que 43 mil crianças já estão cadastradas para receber a vacina. “O número superou nossas expectativas. Ainda não alcançamos os 56 mil, pois sabemos que existe uma certa resistência de alguns pais com relação a essa vacina”, informou.
 
Por fim, Cláubia falou sobre a importância dos pais vacinarem os filhos contra a covid-19. "Nós não temos registros de evento adverso grave no município de Uberlândia com todas essas doses já aplicadas. Mesmo que aconteça, não se compara a doença que, nesta idade, pode levar a complicações e internações”, finalizou.
 
DOSES
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) informou que, até o momento, entregou para o município de Uberlândia 33.072 doses da vacina pediátrica da covid-19 em cinco remessas. Desse total, 16.980 são doses da Pfizer para administração em crianças de 5 a 11 anos. As outras 16.092 doses são da Coronavac, destinadas à imunização da população com idade entre 6 e 11 anos.
 
Nesta terça-feira (15), a Superintendência Regional de Saúde (SRE) recebeu a sexta remessa da vacina pediátrica da Pfizer. A previsão é que o município de Uberlândia retire, nesta quarta-feira (16), 4.850 doses referentes ao lote.
 
Ainda segundo Cláubia Oliveira, um novo cronograma deve ser divulgado ainda nesta semana para a continuação da imunização do público.“Nesta semana devemos receber uma nova remessa de vacina, então devemos soltar um novo cronograma. Contamos com a adesão dos pais para não perder a oportunidade e comparecer a unidade de saúde para que possamos concluir logo a vacinação dessas crianças”, afirmou.
 
A coordenadora também falou que novos mutirões podem ser realizados de acordo com a necessidade do município. “Nos fins de semana a gente sempre fará de acordo com a necessidade e se tiver doses disponíveis. Nós não queremos dose no estoque, nós queremos a vacina no bracinho de quem precisa”, informou
 
Claubia lembrou que a criança não pode tomar outras vacinas no intervalo de 15 dias antes ou depois de receber a dose contra a covid-19, além de não ter sido contaminada pelo vírus nos últimos 30 dias.
 
CADASTRO
O cadastro das crianças é feito pelo portal da Prefeitura, no endereço uberlandia.mg.gov.br. No momento do cadastro é obrigatório a indicação dos pais ou outro responsável pela criança que só será vacinada mediante a presença de um dos adultos registrados no ato do cadastro.
 
Em relação ao atestado de comorbidade para este público, a Prefeitura orienta que não precisa ser anexado no sistema de cadastro. Caso seja indicada a existência de alguma comorbidade no registro, a comprovação médica deverá ser apresentada no dia e no local em que a criança for convocada para se vacinar.
 
Para aquelas que perderam o dia da vacinação por algum motivo, a coordenadora orienta a fazer o reagendamento no site.
 
SALAS DE VACINA
As crianças de 5 e 11 anos são vacinadas nas 16 salas de vacinação da rede municipal de saúde. Durante o cadastro, será necessário escolher qual é a unidade de preferência para receber a convocação de vacinação. A vacinação deste público ocorre, exclusivamente, no horário agendado.
 
A coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira, falou que em algumas unidades a fila está maior devido a alta demanda. “Os pais no momento do cadastro escolheram uma unidade de saúde próximo da casa para a criança receber a vacina. Nós temos algumas unidades de preferência dos pais com uma fila maior e às vezes outras com filas menores”, disse.
 
Ainda segundo a coordenadora, mutirões e remanejamento previamente avisados para locais da mesma região estão sendo feitos para otimizar e regular as vacinas para dar fluidez na fila e segurança para as crianças no momento da vacinação. “O objetivo do trabalho é dar essa fluidez na fila, estamos fazendo essa força-tarefa porque a quantidade para cada unidade de profissionais e de doses é dimensionada para que a gente mantenha essa questão de segurança. Então preferimos diluir esse público no mesmo setor garantindo tranquilidade para os pais”, completou.
 
 Veja a lista das salas de vacinação:
– UBS Roosevelt
– UAI Luizote
– UAI Planalto
– UAI Tibery
– UAI Martins
– UBS Brasil
– UBS Custódio Pereira
– UBS Dona Zulmira
– UBS Guarani
– UBS Nossa Senhora das Graças
– UBS Patrimônio
– UBS Santa Rosa
– UBSF Pequis
– UBSF Gravata
– UBSF São Gabriel
– UBSF Dom Almir
 
MINAS GERAIS
Nesta terça-feira (15), o Governo de Minas divulgou um balanço sobre a imunização das crianças. Segundo o comunicado, cerca de 558 mil crianças já haviam recebido a primeira dose da vacina contra Covid-19 no estado desde o início da imunização dessa faixa etária. Esse percentual equivale a uma cobertura de 30% desse grupo.
 
Segundo o mesmo comunicado, os intervalos das doses das vacinas pediátricas são de oito semanas após a administração da primeira dose da Pfizer Pediátrica e 28 dias após a administração da primeira dose da CoronaVac.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90