Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/02/2022 às 10h45min - Atualizada em 04/02/2022 às 10h45min

Janeiro registra 100% mais chuvas do que mesmo período de 2021

Primeiro mês do ano teve 305 milímetros de precipitações; fortes chuvas são previstas para até a segunda quinzena de fevereiro

MARIELLE MOURA
Volume de chuvas ultrapassou os 300 milímetros neste começo de ano I Foto: MARIELLE MOURA
No mês de janeiro deste ano choveu mais que o dobro se comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com o climatologista Lanzoerques Gomes da Silva Junior. Para fevereiro, a previsão aponta que as fortes chuvas devem continuar até a segunda quinzena do mês.

De acordo com o climatologista, com base nos dados da da estação meteorológica localizada no campus Santa Mônica  da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em janeiro deste ano choveu 305 milímetros, enquanto em 2021 foram registrados 132 milímetros. Lanzoerques informou ainda que os quinze primeiros dias do ano tiveram a maior parte no percentual do mês.

Ainda de acordo com o climatologista, a média de precpitações para o mês de janeiro é de 230 milímetros. Sendo assim, em 2022, o volume de chuva foi 32% maior do que a média esperada.

Por fim, o climatologista informou que os resultados superaram as previsões que foram feitas para o mês. “A previsão lá em novembro e dezembro era que janeiro de 2022 seria mais chuvoso que a média, mas ficaria em torno de 50 milímetros a mais”, completou.

ESTRAGOS
No último dia 16 de janeiro, a chuva causou diversos estragos em Uberlândia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, somente na avenida. Rondon Pacheco, que ficou inundada, foram 23 chamados para atendimentos. As principais ocorrências foram de quedas de árvores, veículos ilhados, além do resgate de uma pessoa. O Hospital Santa Marta e o Praia Clube também foram atingidos pelo temporal. Em diversos pontos da avenida Rondon Pacheco o asfalto foi arrancado.

De acordo com informações da Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em alguns pontos da cidade, como em uma das estações de medição no setor Leste, na Estação INMET, o nível de precipitação chegou ao número de 75,4 mm. A Estação Jardim Patrícia, Setor Oeste registrou 6,4 mm; Estação São Jorge, Setor Sul: 18,4 mm; Estação Pampulha, Setor Sul: 73,5mm; Estação Centro, Setor Central: 74 mm; Estação Industrial, Setor Norte: 4,8 mm

PREVISÃO
Ainda durante entrevista ao Diário de Uberlândia, o climatologista Lanzoerques Gomes da Silva Junior informou que a média para o mês de fevereiro deve passar dos 190 milímetros em Uberlândia. O climatologista informou que nas próximas duas semanas podem ocorrer chuvas fortes na cidade.

Lanzoerques completou dizendo que o cenário de janeiro pode se repetir em fevereiro. “Algumas regiões entre Uberlândia e Patos de Minas podem registrar mais de 200 milímetros de chuva só na primeira quinzena de fevereiro. Pode ter um cenário parecido com o último mês”, finalizou.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90