Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/02/2022 às 07h50min - Atualizada em 03/02/2022 às 07h50min

Procura por cursos profissionalizantes cresce 30% neste início de ano em Uberlândia

Empresários do setor acreditam que a volta das aulas presenciais impulsionou o crescimento

MARIELLE MOURA
De acordo com uma escola profissionalizante na cidade, o aumento chegou a cerca de 30% I Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
A procura por cursos profissionalizantes em Uberlândia cresceu em janeiro de 2022, se comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com uma escola profissionalizante na cidade, o aumento chegou a cerca de 30%. Empresários do setor acreditam que a volta das aulas presenciais impulsionou o crescimento.
 
José Eduardo Santos Ferreira é gerente comercial de uma escola profissionalizante na cidade e, segundo ele, o aumento em comparação com janeiro do ano passado foi de cerca de 30%. Ainda de acordo com José Eduardo, dois perfis de alunos impulsionaram o crescimento da procura por cursos: aqueles que querem se recolocar no mercado de trabalho e os que estão à procura do primeiro emprego.
 
“Existe a procura daquelas pessoas que buscam o primeiro emprego em contrato CLT e também tem as pessoas que querem se recolocar no mercado de trabalho e procuram por cursos voltados para a área de microempreendedorismo individual”, disse José Eduardo.
 
Os cursos mais procurados na instituição são: manicure, pedicure e alongamento de unhas, design de sobrancelha e maquiagem profissional, confeitaria e barbeiro. O local oferece 37 opções de cursos divididos em presenciais e online. Os cursos têm de dois a vinte meses de duração.
 
Segundo o gerente comercial, a procura foi tão grande no segmento de padaria que algumas turmas já estão lotadas.“O público do ramo de padaria, panificação, salgadeiro e de culinária é de uma faixa etária entre 28 a 40 anos. Nesta faixa etária, a maioria das pessoas ficaram desempregadas na pandemia”,afirmou.
 
Por fim, José Eduardo falou sobre a falta de preparação dos candidatos em entrevistas de emprego e reforçou sobre a importância da busca de especialização. “Mesmo depois de tantas informações e acesso a internet, as pessoas ainda estão pouco preparadas para as entrevistas de emprego e é muito importante trabalhar nisso. Além disso, aquelas que desejam empreender ainda têm muito medo e nossos cursos são justamente para preparar essas pessoas para abrir mercado e tirar uma renda significativa”, completou.
 
AULAS PRESENCIAIS
Larissa Andrade Pena é consultora de relacionamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Uberlândia. Segundo ela, o retorno das aulas presenciais impulsionou o aumento da procura por cursos profissionalizantes em relação ao ano passado. “Sentimos o aumento em relação ao ano passado e atribuímos isso ao retorno das atividades presenciais dos nossos cursos, porque no ano passado não estávamos presencialmente neste período”, disse.
 
O Senac de Uberlândia oferta 13 cursos presenciais, entre eles: básico de maquiagem, designer de sobrancelha, técnicas de alongamento de Unhas, planejamento e implantação de loja virtual, cabeleireiro, boas práticas de manipulação de alimentos, técnicos de barbearia e barboterapia, quick massage, administração financeira no comércio, vitrinista, atendente de farmácia, garçom e cuidador infantil.
 
Segundo a consultora em relacionamento, os cursos de estética, gestão, logística e recursos humanos (RH) são os mais procurados e têm duração média de 1.200 horas.” Os cursos que tiveram mais procura foram os de capacitação técnica, porque são mais baratos e bem específicos. Hoje as pessoas preferem esses cursos de execução prática”, disse.
 
Larissa completou falando sobre a importância do trabalhador se especializar e sempre ser atualizado em relação ao mercado de trabalho. “Percebemos muito que o mercado de trabalho é amplo e oferece muitas oportunidades e às vezes as pessoas questionam muito em não conseguir um emprego e esquecem de avaliar o requisito de capacitação. É importante se atualizar sempre e percebemos muito essa procura, porque talvez você tenha uma certificação, mas ela não está atualizada e muitas vezes perde-se oportunidades por não se adequar na atualidade”, finalizou.
 
EXPERIÊNCIA
Gustavo Almeida é operador de produção e começou o curso profissionalizante de administração neste ano. Esse é o quinto curso profissionalizante que ele está fazendo e segundo ele, o objetivo é se especializar  para conseguir administrar o sonho que é ser chefe de cozinha.
 
“Meu objetivo é sempre me aprimorar mais. Os cursos que fiz anteriormente são por conta do meu sonho que é ser chefe de cozinha e, com a pandemia, essa área que escolhi está escassa”, informou Gustavo.
 
MUNICÍPIO
Em Uberlândia, no ano passado, a Prefeitura ofertou 46 cursos profissionalizantes e realizou a inserção de 968 pessoas no mercado de trabalho. Em 2021, foram entregues mais de 3 mil certificados para os participantes.

Neste ano, são oferecidos cursos nas áreas de formação de vendedores, mecânica, logística, informática, beleza e entre outros. Para se inscrever, é necessário ter mais de 16 anos e ir até uma unidade profissionalizante para apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço e renda familiar.

Para mais informações sobre os cursos, os interessados podem procurar os seguintes centros:

Centro de Referência Profissionalizante Planalto
 Endereço: Rua do Jardineiro, 360, bairro Planalto
Telefone: 3257-3795
Centro de Referência Profissionalizante Lagoinha
Endereço: Rua São Francisco de Assis, 1070, bairro Lagoinha
Telefone: 3226-6389
Centro de Referência Profissionalizante Luizote
Endereço: Rua Antônio Rufino Borges, 165, bairro Luizote de Freitas
Telefone: 3228-7520
Centro de Referência Profissionalizante Morumbi
Endereço: Avenida José Maria Ribeiro, 897, bairro Morumbi
Telefone: 3232-3060
Centro de Referência Profissionalizante Campo Alegre
Endereço: Avenida Cordilheira dos Andes, 1015, bairro Campo Alegre
Telefone: 3227-3767
Centro Profissionalizante Tocantins
Endereço: Rua Renato José Luiz, 90, bairro Tocantins
Telefone: 3217-9462


VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90