Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/01/2022 às 11h00min - Atualizada em 30/01/2022 às 11h00min

Empresários de Uberlândia revelam insegurança com retorno do setor de eventos no 1º semestre do ano

Nova onda da covid-19 e inflação dos insumos estão dificultando o fechamento de contratos na cidade; Na contramão, Sindicato Rural acredita que Femec 2022 será a maior da história

MARIELLE MOURA
Com nova onda da covid-19 alguns eventos já foram cancelados / Foto: ACERVO/CDL
Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a volta dos eventos em Uberlândia, empresários do setor de turismo de negócios e eventos estão inseguros com o primeiro semestre de 2022. A nova variante, Ômicron, e a inflação de insumos estão fazendo com que festividades sejam canceladas na cidade. Contudo, na contramão das perspectivas, a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2022 pode ser uma das maiores da história, segundo o Sindicato Rural.
 
Pedro Paulo Schwindt é dono de um hotel na cidade e presidente do Visite Uberlândia, entidade que trabalha a favor do turismo no município. Segundo Pedro, no fim do ano passado a procura por eventos corporativos estava voltando à normalidade, mas com a chegada da nova onda da covid-19 na cidade o movimento caiu novamente. “O cenário é positivo, mas o problema é que com essa nova variante alguns eventos foram cancelados por parte das empresas", disse
 
Pedro informou que o principal motivo dos cancelamentos é o receio das empresas na contaminação dos funcionários. O empresário espera um novo crescimento de procura após o segundo trimestre do ano.
 
De acordo com o observatório do Turismo de Negócios e Eventos (TNE) de Minas Gerais,  Uberlândia é uma das principais cidades de turismo no estado. Segundo a CDL, 18 eventos sociais já têm contratos fechados e 12 eventos corporativos já estão programados para este ano. No ano passado, foram 41 contratos fechados de eventos corporativos, incluindo palestras, treinamentos e cursos.
 
Rafael Pereira Capanema  é proprietário de um espaço em Uberlândia que é alugado para  eventos. Segundo ele, em dezembro de 2021, o balanço foi positivo, pois o espaço conseguiu fechar cerca de 30% de eventos a mais do que o mesmo período de 2020.
 
Segundo o proprietário, apesar dos contratos já fechados, a procura por novos ainda é tímida por conta da nova variante da covid-19 e também da inflação. “Mesmo com os eventos liberados, ainda tem muita gente que está com medo e isso acaba atrapalhando. Além disso, a inflação, com os aumentos dos valores, tem atrapalhado bastante as novas negociações. Não temos a totalidade que tínhamos antes da pandemia”, disse.
 
O empresário comentou que a margem de lucro comparada a 2018 reduziu em cerca de 20% devido à alta dos preços.“Não conseguimos reajustar os valores na mesma velocidade que as coisas vem aumentando e como tivemos uma redução muito grande na demanda de eventos, se reajustarem hoje o valor real dos itens que compramos, provavelmente deixamos de fechar evento”, finalizou.
 
Por fim, Rafael completou dizendo que a expectativa é que, a partir do segundo trimestre do ano, as coisas melhorem, porém de forma bem reduzida, se comparado a um ano antes da pandemia.
 
FEMEC
Um dos principais eventos marcados para acontecer neste primeiro semestre de 2022 em Uberlândia é a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec). Mesmo com as expectativas baixas do setor, o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, acredita que o evento deste ano será um dos maiores.
 
De acordo com Thiago, a alta demanda e também as exportações que estão acontecendo no Brasil devido a desvalorização do real em relação ao dólar são uns dos principais motivos para a alta procura na feira. “Nós vamos ter uma combinação de uma demanda muito grande de equipamentos e de uma valorização desses equipamentos também, porque se você pegar o preço de um trator há dois anos atrás, talvez alguns equipamentos eram metade do preço que é hoje. Por conta dessa demanda muito grande houve essa valorização dos equipamentos”, informou.
 
O presidente do Sindicato Rural informou que as expectativas para a feira de 2022 é que supere os R$ 450 milhões que foram movimentados em 2019. “Temos uma Femec que pode ser a maior da história e eu acredito muito que esse valor de R$ 450 milhões pode ser superado talvez em um valor muito expressivo”, disse.
 
A feira está prevista para ocorrer de 22 a 25 de março no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia. A feira receberá produtores rurais das principais fronteiras agrícolas do país. A entrada e o estacionamento serão gratuitos. 
 
Além da comercialização de máquinas, implementos e insumos agrícolas e campos demonstrativos de sementes, o evento apresentará o pavilhão de insumos, exposições de raças como gir leiteiro, nelore e mangalarga marchador e também arena automotiva
 
A expectativa da organização é que a feira terá cerca de  200 expositores. A feira pratica preços e condições de financiamentos ideais para que o visitante realize sua melhor compra do ano.

 
VEJA TAMBÉM: 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90