Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/01/2022 às 17h59min - Atualizada em 19/01/2022 às 17h59min

Após um ano do início da vacinação, Uberlândia tem mais de 80% da população com a imunização completa contra a covid-19

Mesmo com avanço, 30 mil pessoas ainda não receberam nenhuma dose dos imunizantes disponíveis

SÍLVIO AZEVEDO
Primeira pessoa a receber a vacina em Uberlândia foi a enfermeira Marceli Fernandes de Oliveira | Foto: Divulgação

Uberlândia completou, nesta quarta-feira (19), um ano do início da campanha de vacinação contra a Covid-19. Desde 19 de janeiro de 2021, de acordo com os dados do vacinômetro municipal, quase 1,4 milhão de doses já foram aplicadas. Com isso, o município tem 85,11% da população acima de 12 anos com pelo menos uma dose e 80,27% com a imunização completa.

Ainda conforme o vacinômetro atualizado nesta quarta, do total de doses aplicadas, 582.023 são da primeira dose, 547.788 da segunda, 20.517 da dose única e 192.243 da dose de reforço. 

A primeira pessoa a receber a vacina em Uberlândia foi a enfermeira Marceli Fernandes de Oliveira, que atuava na linha de frente dos atendimentos a pacientes com Covid-19. Na época, Marceli disse que era um momento esperado por todos e se sentia orgulhosa por ser escolhida para o momento.

Depois de Marceli a campanha continuou com a imunização dos profissionais de saúde e idosos. Com o passar dos meses, a vacinação avançou para outras faixas etárias e, atualmente, crianças de 5 a 11 anos já estão recebendo a primeira dose da vacina. 

Contudo, mesmo com o avanço da vacinação na cidade, muitas pessoas ainda não compareceram para serem imunizadas. Segundo dados da Prefeitura de Uberlândia, 30 mil pessoas ainda não tomaram nenhuma dose das vacinas disponíveis. Além disso, são aproximadamente 50 mil pessoas com a dose de reforço em atraso

O prefeito Odelmo Leão utilizou as redes sociais para reforçar a importância da vacinação. Em uma das publicações, o gestor municipal informou que 83% das pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da cidade não estão totalmente imunizadas. 

“Cadastre-se para a vacinação e compareça no dia agendado, seja para primeira, segunda ou dose de reforço! Esta onda da pandemia está afetando muita gente, mas o avanço da vacinação é fundamental para vencermos mais esta”, destacou. 

Números de Uberlândia
O primeiro caso de Covid-19 em Uberlândia foi confirmado em 17 de março de 2020. Desde então, já foram mais de 141 mil casos confirmados e 3,2 mil óbitos. 

Janeiro de 2022 está sendo, de longe, o mês com mais casos confirmados desde o início da pandemia na cidade. Nesta quarta-feira (19), a cidade chegou a 14.870 casos positivos para a doença. Contudo, o número de mortes segue baixo e, até o momento, foram registrados 12 óbitos. 

O mês com mais óbitos foi março de 2021, quando 691 pessoas morreram em decorrência da doença. Na época, a variante de Manaus havia chegado no município e em outras regiões do país. 

Em 2021, foram registrados 2.450 óbitos pela covid-19 na cidade. Desses, cerca de 74% foram no primeiro semestre e 26% no segundo. Essa queda, segundo o médico João Lucas O'Connell, está relacionada diretamente com o avanço da vacinação na cidade.

“Se perceber, no primeiro semestre de 2021 caiu muito a mortalidade dos pacientes com mais de 60 anos porque naquela época eles estavam sendo vacinados. Em contrapartida, começaram a morrer muitos pacientes entre 40 e 60 anos. Após abril e maio, esses números voltaram a cair de novo. Com boa parte da população com mais de 40 anos vacinada, vimos uma queda expressiva no número de óbitos”.

João Lucas lembra que a vacina não deixa a pessoa 100% imunizada, mas ela é importante para proteger e diminuir o índice de internações. “É nítido que as vacinas pararam com a circulação de variantes mais graves da doença, como a Delta e a Manaus”.

VEJA TAMBÉM:

 



 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90