Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/01/2022 às 15h18min - Atualizada em 14/01/2022 às 15h18min

Uberlândia deve receber mais de 51 mil testes rápidos de covid-19 na próxima semana

Superintendência Regional de Saúde aguarda o envio dos testes para distribuir aos municípios

GABRIELE LEÃO
Casos positivos da doença nesta quinta-feira (13) chegaram a mais de mil | Foto: Agência Brasil

Uberlândia deve receber 51.315 testes rápidos de covid-19 na próxima semana. Segundo informações da Superintendência Regional de Saúde (SRS), os testes serão enviados via Correios pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e, posteriormente, disponibilizados aos municípios atendidos pela Superintendência. 

De acordo com a SRS, o quantitativo de testes enviado para cada município leva em consideração a situação epidemiológica no mês anterior ao envio dos testes, a população residente em cada município e alguns indicadores propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adaptados para as características de Minas Gerais.

Conforme explicou a SES-MG, o recebimento dos novos testes tem o objetivo de monitorar e expandir o diagnóstico da doença em larga escala e direcionar os trabalhos na contenção da pandemia no estado. A recomendação é de os exames deverão ser utilizados na testagem de todos os casos suspeitos de covid-19, mesmo aqueles com a forma leve da doença, desde o primeiro dia de início de sintomas.

Além disso, os testes devem ser utilizados na testagem dos contatantes assintomáticos, ou seja, aqueles indivíduos que são contatos próximos de pessoas com diagnóstico da doença. Neste caso, é necessário que o indivíduo aguarde de cinco a seis dias após o último encontro com a pessoa que testou positivo para realizar a coleta da amostra e testagem.

A SES-MG também recomenda a utilização dos testes rápidos de antígeno em gestantes e indivíduos encaminhados para a internação hospitalar e realização de cirurgias eletivas em leitos do SUS, mesmo na ausência de sintomas de covid-19.

O resultado do teste é disponibilizado em cerca de 15 a 20 minutos e pode ser realizado no local de atendimento dos casos. Se o paciente apresentar sintomas de covid-19 e apresentar resultado negativo no teste de antígeno, a SES-MG recomenda a realização de nova coleta de amostra e a realização de RT-PCR nos laboratórios de referência da rede estadual.

O Diário de Uberlândia procurou a Prefeitura para saber se nos últimos dias houve falta dos testes nas unidades de saúde. Além disso, foi questionado quais estão sendo os critérios utilizados para a realização dos testes na rede municipal de saúde, mas até a publicação desta matéria não houve retorno. 

PROCURA
Nos últimos dias, a procura pela testagem em drogarias e farmácias da cidade aumentou. Em razão da alta demanda, o exame está faltando em alguns locais e em outros a realização do teste está sendo marcada para daqui três dias.

A rede de drogarias Drogasil informou à reportagem que todos os agendamentos de testes foram suspensos, tanto os realizados pelos canais digitais, como site e telefone, quanto os realizados diretamente nas lojas, por falta de estoque. 

A Drogalíder informou que devido à alta procura, o agendamento para testes de covid-19 está demorando em média de 3 a 5 dias. A reportagem também falou com a Drogaria São Paulo que informou que há testes disponíveis na rede.

BOLETIM
Nesta quinta-feira (13), o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou mais 1.086 casos de covid-19 em Uberlândia. Com isso, a cidade chegou a um total de 132.511 casos de contaminação pelo vírus desde o primeiro registro.

Ainda de acordo com o boletim, um óbito foi registrado nesta quinta, portanto, o número de mortes pela doença subiu para 3.195.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90