Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/01/2022 às 18h26min - Atualizada em 11/01/2022 às 17h26min

Cadastro para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid deve ser aberto nesta semana

Aplicação tem previsão para ser iniciada ainda em janeiro com o imunizante pediátrico da Pfizer

GABRIELE LEÃO
Município tem um público estimado de 56 mil crianças nesta faixa etária | Foto: Agência Brasil
A coordenadora do Programa de Imunização em Uberlândia, Cláubia Oliveira, confirmou nesta terça-feira (11) que o cadastramento para a vacinação contra a covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos deve começar ainda nesta semana. A expectativa é que ainda neste mês seja iniciada a aplicação das doses infantis com o imunizante pediátrico da Pfizer, que deve chegar ao Brasil nos próximos dias.

Ainda de acordo com a coordenadora, o Município tem 56 mil crianças dentro desta faixa etária. Diferente das vacinas destinadas aos adultos, a imunização infantil deverá realizada nas salas de vacinação. Atualmente são 84 salas disponíveis. Esta vacina é específica para crianças. O imunizante da Pfizer foi o único aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam aplicadas duas doses para este público. 

“A composição e dosagem é diferente da vacinação de adultos, mesmo sendo feita pelo mesmo laboratório. A ordem de vacinação seguirá um protocolo, como foram com os demais públicos: crianças com comorbidades e deficiências permanentes; depois todo público de 5 a 11 anos, iniciando pelos mais velhos e até os mais novos”, completou Cláubia Oliveira.

A campanha ainda não tem data para início, no entanto, a responsável pelo Programa de Imunização Municipal garantiu que assim que as doses chegarem a Uberlândia, a imunização será iniciada. “As esquipes e pontos de vacinação já estão preparadas para essa nova demanda e a estratégia adotada vai depender da quantidade de doses recebidas pelo estado”, explicou.

PREVISÃO
O Governo de Minas prevê a chegada de 370 mil doses ainda neste mês. A expectativa é que todas as crianças recebam a primeira dose do imunizante até o final de março.

Segundo dados do Vacinômetro, Minas Gerais ultrapassou a marca de 86% das pessoas com 12 anos ou mais com as duas doses ou dose única. Já o reforço foi tomado por 19,33%.

O Brasil receberá, no primeiro trimestre de 2022, 20 milhões de doses pediátricas destinadas a este público-alvo, que é de cerca de 20,5 milhões de crianças. O Ministério da Saúde receberá, ainda em janeiro, um lote de 3,74 milhões de doses de vacina entre os dias 13, 20 e 27.

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90