Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/01/2022 às 15h48min - Atualizada em 11/01/2022 às 15h48min

Uberlândia tem mais de 100 mil faltosos na vacinação contra a covid-19

Levantamento feito pela Prefeitura também revela preocupação das autoridades de saúde com o índice de pessoas que ainda não realizou reagendamento

DHIEGO BORGES/GABRIELE LEÃO
Segundo a SMS, 39.449 pessoas ainda não receberam nenhuma dose contra o coronavírus I Foto: P10LUZ/SECOM/PMU
O alto índice de faltosos na vacinação contra a covid-19 em Uberlândia preocupa autoridades de saúde do Município. Nesta terça (11), a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Claubia Oliveira, confirmou em entrevista ao Diário que a cidade tem 103.697 faltosos, sendo que, destes, 89.941 ainda não fizeram o processo de reagendamento para completar o esquema vacinal.

O maior número de faltosos está concentrado na aplicação da primeira imunização. De acordo com os dados levantados pelo Município, 39.449 pessoas ainda não receberam nenhuma dose. Destes, 2.127 já fizeram o reagendamento no Portal da Prefeitura e outras 37.322 ainda precisam realizar o procedimento.

Para a segunda dose, o índice é de 33.960 faltosos, sendo que destes 5.252 já realizaram o reagendamento. Outros 28.708 ainda estão com o processo em atraso. A dose de reforço também tem 30.288 faltosos. Destes 6.377 já se reagendaram e outros 23.911 ainda não completaram o processo.

Na última semana, o município já havia feito um alerta sobre o alto índice de faltosos para a terceira dose. Segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência em Uberlândia, Clauber Lourenço, somente no dia 4 de janeiro três mil pessoas deixaram de comparecer para receber o imunizante.

Nesta terça (11), a coordenadora do Programa de Imunização fez um novo apelo para que a população faça o reagendamento para completar o esquema vacinal.  “Desses mais de 100 mil faltosos, somando a primeira, a segunda e a dose de reforço, apenas 13 mil solicitaram reagendamento. Então a gente precisa que as pessoas façam a solicitação do reagendamento. Assim a gente consegue convocar o mais breve possível de acordo com a disponibilidade de doses”, destacou.

Cláubia lembrou também a importância da vacinação, que tem contribuído para reduzir tanto as internações graves quanto o número de óbitos na cidade. “A vacina não impede que você adquira a doença, no entanto de forma branda. Precisamos aumentar esse índice, quanto mais pessoas vacinadas menor disseminação da doença. É comprovado que quem é vacinado transmite menos a doença, por isso consideramos um balanço positivo, mas se a gente não continuar nessa crescente e a doença disseminando como está nós vamos sim evoluir para situações graves de internação e até óbito”, alertou.

VARIANTE X ORIENTAÇÕES
Em entrevista ao Diário, a coordenadora do Programa de Imunização disse que mesmo que ainda não haja confirmação oficial da circulação da variante Ômicron, há uma grande possibilidade de ela já estar presente no Município, assim como ocorre em todo o país, o que pode estar refletindo no aumento considerável de casos neste início de ano. Somente nos 10 primeiros dias de 2022, a cidade registrou 1.290 novos casos de covid-19, conforme mostrou o Diário de Uberlândia, em reportagem nesta segunda (10).

“A ômicron está circulando em todo o país e não seria diferente em Uberlândia. Então epidemiologicamente é possível avaliar que seja. Não é o momento para darmos nome, o que interessa é que o coronavírus tem uma variante, há um aumento de casos e gente precisa conter esse aumento”, disse Cláubia Oliveira.

Segundo a coordenadora, a orientação, além da vacinação é para que as pessoas continuem usando máscara e evitando aglomerações. “Infelizmente não foi o que aconteceu nesse final de ano. Essa variante [ômicron] tem uma capacidade de transmissão mais rápida e em um número maior de pessoas, então esses números são em decorrência da circulação dela e também das festas e aglomerações que aconteceram. Então cabe o alerta, a pandemia ainda não acabou, a doença ainda não está eliminada e se a gente não manter todos os cuidados vamos continuar em um número crescente de casos”, lembrou.

Ao reforçar a importância da vacinação, Cláubia orientou que não devem se vacinar apenas pessoas que estão com sintomas gripais, aguardando por exames para descartar ou confirmar a covid-19. “Se você está com sintomas gripais e já descartou a covid, não há contraindicações em se vacinar. Se está com sintomas, comprovou ou não sabe se é covid, é preciso aguardar 30 dias caso o resultado seja positivo para então tomar a vacina”, destacou.

REAGENDAMENTO
Para realizar o reagendamento basta acessar o
Portal da Prefeitura de Uberlândia e buscar pela opção disponível no site. A confirmação ocorre via SMS, por e-mail para aqueles que optaram por cadastrar e pelo sistema de consulta de agendamento do Portal da Prefeitura.

Não serão vacinadas pessoas que não receberam o agendamento. Todo o fluxo do agendamento é definido de acordo com a capacidade de atendimento dos pontos de vacinação. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia ressalta também a necessidade de as pessoas comparecerem e respeitarem o horário e local do agendamento para evitar a formação de filas. 

Confira o cronograma da vacinação para esta semana:

Terça-feira (11)
  • Dose de reforço acima 18 anos vacinados com 2ª dose até 07/09/21 e os imunossuprimidos graves na Arena Sabiazinho.
  • Dose de reforço. acima 18 anos vacinados com 2ª dose até 07/09/21 e os imunossuprimidos graves no Centro Cultural.
  • Dose de reforço acima 18 anos vacinados com 2ª dose até 07/09/21 e os imunossuprimidos graves no UTC.

Quarta-feira (12)
  • Dose de reforço acima 18 anos vacinados com 2ª dose até 07/09/21 e os imunossuprimidos graves na Arena Sabiazinho.
  • Primeira dose 12 a 17 anos E segunda dose Pfizer vacinados com a primeira dose até 22/12/21 no Centro Cultural.
  • Dose de reforço acima 18 anos vacinados com 2ª dose até 07/09/21 e os imunossuprimidos graves no UTC.

Quinta-feira (13)
  • Dose de reforço acima 18 anos vacinados com 2ª dose até 07/09/21 e os imunossuprimidos graves na Arena Sabiazinho.
  • Primeira dose acima de 18 anos E segunda dose Coronavac vacinados com primeira dose até 22/12/21 no Centro Cultural.
  • Dose de reforço acima de 18 anos vacinados com 2ª dose até 07/09/21 e os imunossuprimidos graves no UTC.

Sexta-feira (14)
  • Dose de reforço acima 18 anos vacinados com 2ª dose até 07/09/21 e os imunossuprimidos graves na Arena Sabiazinho.
  • Dose de reforço acima 18 anos vacinados com 2ª dose até 07/09/21 e os imunossuprimidos graves no Centro Cultural.
  • Dose de reforço. acima 18 anos vacinados com 2ª dose até 07/09/21 e os imunossuprimidos graves no UTC.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90