Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/01/2022 às 15h59min - Atualizada em 04/01/2022 às 15h59min

Órgãos de segurança fazem recomendações para evitar situações de emergência durante fortes chuvas em Uberlândia

Defesa Civil recorre a aplicativo de GPS para alertar população de danos causados em vias

GABRIELE LEÃO
Militares, bombeiros e Defesa Civil fazem alerta sobre perigos na temporada de chuvas | Foto: Divulgação

Mais um período de chuvas intensas começou em Uberlândia e órgãos de segurança estão se preparando para apoiar a população em situações emergenciais. A Defesa Civil, representada pela sua Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMDEC), divulgou nesta terça-feira (4) as novas medidas adotadas para manter os moradores informados sobre possíveis desastres e interdições de vias da cidade causadas pelo período de chuvas. 

Implantadas pela Polícia Militar (PM), as informações sobre vias alagadas ou bloqueadas serão disponibilizadas pelo aplicativo de GPS, Waze. Os interessados podem adquirir o aplicativo nos celulares de forma gratuita. 

“Todos os pontos que podem vir a ser interditados por alagamento, obstrução de vias ou acidentes serão informados e atualizados no Waze. Nossa recomendação é que a população tenha preferência por esse aplicativo a fim de evitar situações e percursos perigosos durante um temporal, por exemplo”, explicou o agente Regional de Defesa Civil Estadual, sargento Benedito Carvalho.

O capitão da Polícia Militar, Elias Alves reforçou que, para atender os moradores durante o período chuvoso, os órgãos de defesa seguem as orientações do Plano de Emergência Pluviométrico (PEP), que trata de ações preventivas relacionadas às chuvas.

“Nós temos uma estrutura complexa para atender a população em períodos críticos. A PM atua no sentido de manter a rede operacional diária, além de manter a população informada sobre o nível de alerta ou ameaça decorrente de possíveis desastres, assim como prestar apoio aos demais órgãos”, explicou.

Para esta terça-feira (4), a Defesa Civil emitiu um alerta amarelo para a cidade, já que a previsão é de pancadas de chuvas em diversas áreas do município. O capitão do Corpo de Bombeiros, Haendell Costa alertou sobre as medidas que devem ser tomadas pelos moradores em casos de situações extremas.

“Além dos cuidados que a população deve ter em casa, como limpeza de calhas, verificação dos esgotos e estrutura do imóvel, é importante que em situações de urgência a população acione os órgãos competentes para evitar agravar qualquer tipo de situação que possa colocar a vida de alguém em risco”, completou. 

ALERTAS
A população pode acionar os órgãos de segurança através do 193, 190 ou 199 para comentar sobre qualquer tipo de emergência vinculada à Defesa Civil.

Para realizar o cadastro para receber alertas da Defesa Civil, basta enviar um SMS para o número 40199, informando o CPF de interesse.

PONTOS DE ALTO RISCO 

  • Avenida Rondon Pacheco 
  • Avenida Anselmo Alves dos Santos
  • Travessias do Córrego Lagoinha
  • Avenida Getúlio Vargas
  • Travessia do Córrego do Lobo

VEJA TAMBÉM:


 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90