Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/01/2022 às 09h00min - Atualizada em 02/01/2022 às 09h00min

Estudantes da UFU conquistam 2º lugar em competição internacional com experimento de foguete virtual

Ao todo, 51 equipes participaram da competição; foguete Osíris é capaz de alcançar 1 quilômetro de altura

GABRIELE LEÃO
Foguete Osíris é capaz de alcançar 1 quilômetro de altura | EPTA/DIVULGAÇÃO
Equipe de Propulsão e Tecnologia Aeroespacial (Epta) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ficou em 2º lugar na competição internacional do Latin American Space Challenge 2021. Os alunos da graduação desenvolveram um foguete virtual experimental em um sistema computacional.

O foguete Osíris é capaz de alcançar 1 quilômetro de altura, de acordo com as simulações feitas usando softwares pelo computador. Ele foi desenvolvido totalmente online durante quatro meses.

O modelo virtual utiliza uma carga útil e um satélite artificial miniaturizado para pesquisa espacial chamado pocket cubesat, que tem a forma de um cubo de 5 cm de aresta. Esse dispositivo carrega dois rádios que fazem a telemetria, responsável pela transmissão de dados de voo em tempo real, do foguete para a base em solo. Todo o processo é feito através de programação, como um minicomputador dentro do foguete, que faz a captação e encaminhamento de dados.

Ao todo, 51 equipes de oitos países participaram da competição. Elas foram selecionadas de acordo com a potência do combustível que o foguete utiliza. A Epta ficou na categoria “solid motor”.
O presidente da Epta e estudante do 6º período de Engenharia Aeronáutica, Estevan Bonadio Augusto Rezende, contou que a equipe encontrou muitos desafios durante a competição.

“Foram quatro meses de estudos e preparação, já que a disputa é separada por etapas e em cada uma delas a equipe precisava entregar relatórios da construção do foguete, desde a parte teórica até uma potencial execução dele. Encontramos desafios durante esse tempo que vão além da teoria da construção do foguete. Muitas vezes conseguimos resolver certos desafios faltando cinco minutos para a apresentação. De maneira geral, foi uma preparação intelectual e também social”, relembrou o estudante.

Esta foi a primeira competição da equipe e os planos para 2022 já começaram. No segundo semestre do ano que vem haverá uma nova competição do 
Latin American Space Challenge, que deve ser realizada de forma presencial, e a Etpa tem se programado para estar entre os participantes. 

“Foi uma maneira que encontramos de estar perto das oportunidades do mercado e também de entender qual área do trabalho também queremos atuar. Essa competição abriu muitas oportunidades para todos os alunos e mesmo com o pouco tempo, queremos ter a oportunidade de desenvolver o projeto de forma física”, completou. 
A Epta conta com áreas de projeto, marketing, pesquisa, gestão e extensão. São 30 membros dos cursos de graduação em Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecatrônica, Biomedicina, Biotecnologia, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Física (Licenciatura) e Matemática (Bacharelado).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90