Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/01/2022 às 12h00min - Atualizada em 02/01/2022 às 12h00min

Maria Alice e João Miguel lideram ranking de nomes mais registrados em Uberlândia em 2021

Nomes estão no topo da lista desde o ano passado; Diário conversou com pessoas que têm nomes inusitados na cidade

MARIELLE MOURA
Arthur, Miguel, Ana Júlia e Davi também estão no ranking dos mais escolhidos do ano./ Foto: PIXABAY
Maria Alice e João Miguel foram os nomes mais registrados em Uberlândia em 2021, de acordo com dados repassados pelo Cartório de Registro Civil da cidade. Arthur, Miguel, Ana Júlia e Davi também estão no ranking dos mais escolhidos do ano.
 
Na lista de nomes femininos mais registrados neste ano estão Maria Alice, Ana Júlia, Alice e Helen. Em 2020, Ana Júlia e Alice também estiveram no ranking.
 
Já na lista de nomes masculinos estão João Miguel em primeiro lugar, Arthur em segundo lugar e Miguel em terceiro lugar. Ainda aparecem na lista Davi, Pedro e Gael. Em 2020, o nome mais registrado também foi João Miguel, seguido de Davi, Miguel, Heitor, Arthur e Pedro.
 
Confira a lista completa dos nomes mais escolhidos:
 
2020 2021
Maria (sendo Maria Julia o mais comum) Maria (sendo Maria Alice o mais comum)
João (João Miguel) João (João Miguel)
Ana (Ana Julia) Arthur
Davi Miguel
Miguel Ana (Ana Julia)
Helena Davi
Heitor Alice
Arthur Helen
Pedro Pedro
Alice Gael
 
 
Nomes Inusitados
Mesmo que exista uma grande quantidade de pessoas com o mesmo nome em Uberlândia, os nomes únicos e criativos também são frequentes na cidade. O Diário conversou com três pessoas que moram na cidade e que têm nomes inusitados. Uma delas é o vendedor Hyster Pedro Gonzaga de Sousa, de 22 anos. Segundo ele, a inspiração dos pais surgiu pelo nome de uma empilhadeira. “Meu pai trabalhava em uma fábrica e tinha uma máquina que tinha esse nome lá, ele achou bonito e colocou em mim”, disse.
 
Hyster comentou que não sofre com piadas, mas o difícil é quando as pessoas que não o conhecem tentam pronunciar o nome que é de origem alemã. “Quando a pessoa liga, por exemplo, de primeira ela confunde porque a pronúncia é diferente. Até eu mesmo e meus pais falávamos errado porque, por ser alemão, o tom é mais rápido”, comentou
 
Por fim, o vendedor contou ao Diário de Uberlândia que apenas uma vez viu alguém com o mesmo nome que o dele , mas a pronúncia era diferente. Hyster gostou tanto da ideia dos pais que pretende colocar nomes inusitados nos filhos futuramente. “Caso eu tenha uma menina, penso em colocar o mesmo nome que o meu, mas com pronúncia diferente”, finalizou.
 
A professora Josilvanda Dias de Oliveira disse que todos os irmãos têm nomes parecidos e diferentes. São eles: Josias, Josailton, Josildo, Josilvan, Josildete e Josilneide. Segundo ela, sempre gostou do nome e de como os pais escolheram para que ficassem todos parecidos.
 
Na infância, Josilvanda comentou que teve uma professora que sempre incentivou ela e os irmãos a gostarem dos nomes que tinham e que isso foi muito importante para não se importar com brincadeiras. “A primeira professora que tivemos ensinava aos alunos a amar o próprio nome e creio que era para não nos importarmos com as brincadeiras”, disse.
 
Ela que hoje é professora passa o mesmo conselho para os alunos que têm nomes. “Foi muito importante o ensinamento dela, porque hoje eu me deparo com nomes e sobrenomes que acho mais estranhos que o meu, que misturam as letras Y W Z e também o estrageiro com português. Ensino eles a respeitarem e amarem o nome que eles têm”, completou.
 
O técnico de enfermagem e cuidador Flamarion Denis da Silva Júnior herdou o nome do pai dele e disse que nunca pensou em mudar. Segundo ele, além de alemão, o nome também tem uma origem espírita.  “No início, quando era criança, existiam as brincadeiras que me deixava sem graça com apelidos, mas nada que me fizesse sofrer. Tenho muito orgulho de levar o nome do meu pai, é uma honra muito grande”, disse.
 
Por fim, Flamarion lembrou de quando se alistou no Exército e ficou conhecido pelo nome inusitado. “Fiquei oito anos lá dentro e era o único”, finalizou.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90