Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/12/2021 às 09h30min - Atualizada em 16/12/2021 às 09h30min

Recolhimento de materiais recicláveis aumenta mais de 30% neste ano em Uberlândia

Entre janeiro e novembro de 2021, foram recolhidos mais de 3 mil toneladas de resíduos; atualmente, 61 bairros são atendidos

GABRIELE LEÃO
Isolamento social e ampliação de bairros atendidos são responsáveis pelo aumento | Foto: Divulgação
O serviço de coleta seletiva de Uberlândia registrou um aumento de mais de 30% no recolhimento de materiais recicláveis em 2021, em comparação com o ano passado. Com 61 bairros da cidade atendidos pelo serviço, de janeiro a novembro deste ano, já foram recolhidos mais de 3.145 mil toneladas de resíduos. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o isolamento social e a ampliação das regiões atendidas são os principais fatores que impulsionaram o aumento. 

O diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis, comentou que, devido à pandemia, as pessoas tiveram que ficar mais tempo em casa e isso gerou um aumento no consumo e consequentemente do lixo. Além disso, durante o período de isolamento social, o Departamento ampliou o serviço para outros setores do município, aumentando assim o recolhimento de lixo.

“Em 2020 o atendimento era feito em 45 bairros de Uberlândia e, com a pandemia, passamos a atender 61, ou seja, 85% da população urbana. O Centro da cidade, por causa dos comércios e lojas do local, é o maior ponto de referência de lixo reciclável. Além disso, os bairros mais próximos da região central consideramos que os moradores possuem um maior poder aquisitivo, sendo assim, também são os pontos de maior geração de lixo”, explicou. 

Ainda de acordo com Adicionaldo, a expectativa é que o serviço chegue a 100% da cidade, mas para que isso aconteça é necessário o apoio da população. “A maioria das pessoas ainda descartam o lixo incorretamente e isso dificulta o trabalho. Se possível, a população pode utilizar sacos de cores diferentes ou caixas de papelão para facilitar a identificação do reciclável”, completou Adicionaldo dos Reis. 

CATADORES
O ano de 2021 também está sendo positivo para a Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos (ARCA), que registrou um aumento 15% na quantidade de materiais reciclados recebidos pelos 27 associados que trabalham na separação da coleta seletiva. A elevação é muito positiva para o setor, uma vez que gera mais renda para os profissionais que trabalham nas associações de recicladores.

O presidente da associação, João Batista Ferreira dos Passos comentou que os trabalhadores fazem a triagem dos resíduos, prensam e depois separam por categorias. A média mensal de reciclados chega a 80 toneladas.

Contudo, mesmo com o crescimento, João Batista apontou que a falta de políticas públicas impacta na hora da venda dos produtos reciclados. “Temos uma equipe produtiva, mas mesmo com empresas parceiras, a maioria do que é recolhido em Uberlândia é revendido para outras cidades ou até mesmo fora do estado. Isso acontece porque faltam políticas públicas para indústrias de reciclados no município e isso se torna algo desfavorável, já que perdemos valor de mercado”, comentou. 

Saiba como separar os resíduos para coleta seletiva:
  • Papel: Revista, jornal, caixas de papelão, embalagens, tetra pack (leite e suco), formulários de computadores, cadernos entre outros;
  • Metal: Latas de bebidas e alimentos, tampas de garrafas, panelas, objetos de ferro, cobre e zinco;
  • Plástico: Garrafas de água e refrigerante (Pet), brinquedos, baldes, potes e frascos de produtos de limpeza, higiene e de cosmético;
  • Vidro: Frascos e potes e alimentos, perfumes, medicamentos, garrafas e cacos de vidro.
  • Óleo de cozinha: Coloque o óleo sempre em litros plásticos (como as garrafas Pet), vede bem e entregue em um dos pontos de coleta abaixo: 
    Caminhão da Coleta Seletiva
    Sede Administrativa do Dmae (Rua Av. Rondon Pacheco, 6400)
    Supermercado Pão de Açúcar (Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 2222)
    Associações e Cooperativas de Reciclagem
SERVIÇO
Como fazer: Separar o material reciclado e colocar na calçada para o recolhimento do Ecocaminhão.

Caso o bairro não tenha o serviço de coleta seletiva disponível, o material pode ser levado diretamente às associações e ecopontos.

Informações pelo telefone (34) 3228-7744.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90