Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/12/2021 às 15h15min - Atualizada em 10/12/2021 às 15h15min

Profissionais 5.0: Oportunidades para administradores digitais e criativos

PUBLIEDITORIAL
A nova dinâmica importa pelo mercado de trabalho pós-pandêmico exige personalização e criatividade, inclusive tecnológica! O novo consumidor trouxe consigo alterações profundas nas relações de consumo. A aceleração do processo de digitalização adiantou discussões e demandas ainda insipientes até então.

Hoje, quase tudo pode ser transformado em uma sequência de bits e combinações algorítmas. Contudo, há um empenho de toda sociedade que tenta conciliar estes avanços ao bem estar global. Estamos falando da sociedade e dos novos profissionais 5.0. O resultado da era da informação digital, da automação e da inteligência artificial nas rotinas corporativas trouxe, na contramão, a urgente necessidade humana de desenvolver e potencializar habilidades comunicacionais, inteligência emocional, capacidade de liderança e de gestão criativa. Estamos tratando do perfil do profissional 5.0. Esta é a nova face exigida pelo mercado de trabalho.

O desafio de atualizar-se, buscar competências socioemocionais e comportamentais, a humanização nas relações de trabalho. O desenho de um novo líder, o qual cultiva habilidades comunicacionais e empatia a saber gerenciar crises, resolver situações de conflito e ter proposições assertivas em todas as situações. A competência profissional hoje passa pelas habilidades amplas de um gestor que consegue atuar em várias “posições” na empresa e executa as mais variadas tarefas. Um líder multifacetado que busca conhecimentos sobre diversas outras áreas. Estamos falando de um caminho permanente, sistemático e constante pela busca do conhecimento. Práticas e ferramentas inovadoras, técnicas de trabalho eficazes e criativas para atender as demandas que aparecerão a todo momento. 

A engrenagem do novo mundo dos negócios começou a girar. Não há espaços para os modelos retrógrados e obsoletos de uma gestão autoritária, desumana e verticalizada. Este é o momento da mudança; esta é a hora!   

Paulo Henrique Souza é professor e Gestor do Curso de Administração da UNITRI.

* Essa publicação é de responsabilidade do anunciante e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90