Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/11/2021 às 08h30min - Atualizada em 30/11/2021 às 08h30min

Com verba de R$ 18 milhões, UFU abre inscrições para benefício de auxílio emergencial a estudantes

Mais de 12 mil alunos foram comtemplados em 2020 pelos projetos que ofertam auxílio para alimentação, transporte e saúde

GABRIELE LEÃO
Alunos podem se inscrever até 10 de dezembro | Foto: Divulgação
Foram iniciadas nesta segunda (29) as inscrições para o processo seletivo para obtenção de auxílios emergenciais para o próximo semestre letivo da Universidade Federal de Uberlândia. Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, que possuem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo podem fazer a solicitação para receber o benefício. O aluno pode receber auxílio alimentação, transporte, saúde e mais. Ao todo, serão disponibilizados R$ 18 milhões para atender os estudantes de todos os campi da universidade. 

A estudante Caroline Rodrigues Cardoso, do curso de Dança, foi uma das beneficiadas pelo programa em 2020. Em entrevista ao Diário, ela comentou sobre os desafios vivenciados durante o ensino remoto. 

“Vivemos uma realidade diferente da graduação em meio à pandemia, e como moro com meu filho, de seis anos, só consegui permanecer nas aulas graças ao incentivo de transformação digital, pois com a bolsa comprei um notebook para acompanhar as aulas, além do pagamento da internet”, contou a estudante. 

Atualmente no quinto período, a aluna, que também reveza as atividades do dia a dia entre maternidade e trabalho home office, disse que as aulas online também ajudaram na adaptação para a realidade digital. “Passamos a estudar mais sobre fotografia, vídeo, edição e posicionamento na internet. Faltando um ano e meio para a conclusão do curso, agora posso continuar na realização da minha graduação”, revelou. 

Outros alunos como Caroline também foram beneficiados pelos projetos de auxílio estudantil oferecidos pela UFU. Entre os benefícios estão assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. Em 2020, 10.277 alunos foram atendidos de forma indireta, em forma de serviços. Outros 2.687 alunos foram auxiliados de forma direta, ou seja, receberam em dinheiro. 

No projeto que atende de acordo com a condição socioeconômica, estão contemplados aqueles que estão regularmente matriculados na graduação, em cursos técnicos da Escola Técnica de Saúde (Estes) e na pós-graduação presenciais, nas modalidades de ensino remoto ou presencial.

A pró-reitora de Assistência Estudantil da UFU, Elaine Saraiva Calderari, contou que o projeto é essencial, já que a universidade possui quase 70% dos estudantes em situação de vulnerabilidade social. No ensino técnico, este índice chega a 88%. Já na pós-graduação, são cerca de 40% na mesma situação. Os estudantes apontados no levantamento feito pela universidade integram as classes C, D e E.

“Tão importante quanto nos anos anteriores, a assistência estudantil é essencial para garantir a permanência e diversos alunos. Mas, essas informações não são importantes apenas para que os alunos da universidade se inscrevam, mas também para quem está no ensino médio e pensa que não tem condições de fazer uma graduação por falta de condições. Nosso propósito também é informar para essa comunidade que nós oferecemos assistências para que eles tenham acesso à educação”, explicou. 

INSCRIÇÕES
As inscrições para os interessados em receber o auxílio estão sendo realizadas de forma online, por meio Portal de Serviços da Graduação (PSG), até o dia 10 de dezembro.  Além da exigência da matrícula na UFU e da comprovação da vulnerabilidade exigidas a todos os solicitantes, os estudantes de graduação, do ensino técnico e da pós-graduação não podem ter nenhum tipo de benefício da Assistência Estudantil. 

Serão ofertados distintos benefícios, conforme o perfil do estudante, sendo 14 tipos para a graduação, oito para o ensino técnico e quatro para a pós-graduação Stricto sensu. Dos auxílios, todos os alunos conseguem solicitar o benefício de inclusão digital, de auxílio internet e dispositivo móvel (tablet).

Depois de realizada a inscrição e publicada a lista dos classificados, o processo seletivo conta com mais cinco etapas: o primeiro recurso; a convocação para inserção de documentos; a análise socioeconômica; o segundo recurso; e, por fim, a divulgação do resultado final, que ocorrerá no dia 16 de fevereiro de 2022.

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90