Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/11/2021 às 08h50min - Atualizada em 12/11/2021 às 08h50min

Prefeitura de Uberlândia e Settrim firmam acordo para oferecer cursos profissionalizantes em logística

Segundo sindicato, há cerca de mil vagas em aberto na cidade, mas falta de capacitação dificulta preenchimento das oportunidades

GABRIELE LEÃO
Parceria vai oferecer cursos de capacitação na área de logística e transportes I Foto: SETTRIM/DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Uberlândia divulgou, pelo Diário Oficial do Município (DOM) na última quarta-feira (10), uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Triângulo Mineiro (Settrim). O acordo vai oferecer cursos de capacitação para a área de logística para quem busca se profissionalizar no setor. As negociações começaram em 2019 e a parceria deve ser assinada ainda neste ano de 2021.
 
Segundo o diretor executivo do Settrim, Leonardo Antônio Pinto, a necessidade partiu das empresas de Uberlândia que perceberam a dificuldade de contratar profissionais capacitados para a área de logística e transportes.
 
“O setor de transporte na região é muito forte, inclusive é ponto de referência para outras cidades, e temos dificuldades para a contratação de mão de obra, desde as demandas de escritório até motoristas”, contou.
 
O diretor comentou ainda que em Uberlândia são mais de duas mil empresas atuantes no setor que empregam cerca de 10 mil pessoas, direta e indiretamente. A parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social oferecerá um curso de orientação para os primeiros passos de logística para quem não tem informação nenhuma sobre o assunto.
 
“O objetivo é ter profissionais com currículos melhores, com fundamentos da logística, operações e administração. O curso de 40h vai capacitar a pessoa para que ela tenha entendimento sobre o caminhão, frotas, logística”, completou.
 
Uberlândia é um ponto que distribui para todo o Brasil e fica a 800 km das principais capitais do Brasil. O município consegue abrigar empresas de diversos segmentos, por ser um ponto obrigatório de passagem, segundo a análise feita pelo diretor executivo.
 
O Settrim informou ao Diário que as empresas da cidade têm pontuado a necessidade de encontrar profissionais e que essa necessidade se intensificou, principalmente, na pandemia. São cerca de mil vagas em abertos no setor, apenas em Uberlândia.   
 
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberlândia para comentar sobre a parceria. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação informou que o convênio com a Settrim está em elaboração e mais detalhes serão divulgados em momento oportuno.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90