03/11/2021 às 09h20min - Atualizada em 03/11/2021 às 09h20min
Avaliação Nissan Versa, sedã referência na categoria
Conheça as principais características do novo Versa
PUBLIEDITORIAL
Traços da nova versão do Versa são inspirados em outros modelos da Nissan, como o Leaf e o Kicks I Foto: Divulgação Com o Versa, a Nissan inverteu a estratégia comumente utilizada no mercado, que costuma lançar SUVs compactos, como derivados de hatches e sedãs. O Versa tem como base o Kicks, principal carro da montadora japonesa no país.
Se você está interessado em comprar carros usados, confira a avaliação sobre o Versa e conheça as principais características do veículo. ESTRUTURA
Em relação à estrutura, o Versa continua utilizando a plataforma “V” de sua primeira versão — algo que também é utilizado pelo Kicks. A coluna central e a região abaixo das colunas dianteiras foram reforçadas, tornando o carro mais resistente.
As mudanças quanto ao tamanho foram pequenas, mas passam a impressão que o Versa está mais imponente. De altura, ele teve uma diminuição de 31 mm. A largura cresceu 45 mm (totalizando 1.740 mm) e a distância entre eixos teve um acréscimo mínimo, de 20 mm — agora 2.620 mm no total.
VISUAL
Os traços da nova versão do Versa são inspirados em outros modelos da Nissan, como o Leaf e o Kicks. Agora, o sedã tem traços mais retilíneos e deixa de lado o conjunto arredondado e pouco harmônico de sua primeira versão.
O visual é completado com outras ousadias que saltam aos olhos, como para-choque traseiro que simula fibra de carbono e retrovisores com base apoiada na superfície das portas. Também se destacam o aplique preto na coluna traseira e a antena no formato barbatana de tubarão.
INTERIOR
Um dos pontos fortes do Versa já na primeira versão e que se manteve nessa atualização é seu espaço interno. A versão top de linha conta com um porta-mala maior, que cresceu de 460 litros para 482 litros (nas demais versões, são 466 litros).
Em relação ao banco traseiro, o bom espaço garante uma melhor acomodação para os ombros. Entretanto, o teto apresenta uma queda acentuada que custa alguns centímetros de altura, o que pode ser um incômodo para passageiros mais altos. Além disso, o quinto ocupante também é prejudicado pelo túnel central e o apoio de braço no encosto.
Ainda no espaço interno, o Versa conta com outras influências do Kicks, como volante, alavanca de câmbio, aplique de couro no painel e central multimídia de 7”. O veículo ainda conta com encosto de cabeça traseiro fixo, grafismos no velocímetro analógico, cofre do motor com pintura e retrovisores com aquecimento.
FUNCIONALIDADES
Em relação às funcionalidades, o Versa apresenta controles de estabilidade e tração, partida do motor por botão, 6 airbags, assistente de saída em rampa e sensor de estacionamento traseiro.
A linha Exclusive, topo de linha, ainda conta com faróis em LED, frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, sistema de câmeras 360º e rodas de 17”. Ela também é equipada com frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego traseiro cruzado e ar-condicionado digital.
MOTOR E CONSUMO
A influência do Kicks também está presente no motor 1.6 com 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm a 4.000 rpm. O câmbio, com simulação de 6 marchas, é sempre automático, do tipo CVT — a exceção é a versão mais básica (Sense), que tem câmbio manual de 5 marchas.
Com velocidade máxima de 180 km/h, o Versa faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Seu consumo, segundo o padrão Inmetro, é de 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Já com etanol, esse rendimento é de 8 km/l e 10 km/l, respectivamente.
Entretanto, apesar do bom consumo, a nova versão apresenta o mesmo problema do antecessor: o tanque de combustível pequeno, de apenas 41 litros, compromete a autonomia do veículo, sobretudo ao se utilizar o etanol.
* Essa publicação é de responsabilidade do anunciante e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia