Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/10/2021 às 09h30min - Atualizada em 28/10/2021 às 09h30min

Grupontapé de Uberlândia leva espetáculo ao estado de Goiás

Companhia apresenta o espetáculo “balaio popular” nos dias 30 e 31 de outubro

DA REDAÇÃO
Balaio Popular é um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade I Foto: THANERESSA LIMA
Depois de quase dois anos sem contato presencial com o público devido à pandemia da covid-19, o Grupontapé, Cia. teatral da cidade de Uberlândia, coloca o pé na estrada para a primeira circulação e vai até São Simão e Itumbiara, no estado de Goiás, para apresentar o espetáculo Balaio Popular. A companhia se apresenta nos dias 30 e 31 de outubro.
 
As apresentações serão realizadas em locais públicos, abertos, em todas as cidades. “Uma ótima oportunidade para levarmos um dos espetáculos mais tradicionais do Grupontapé, o Balaio Popular, que foi constituído com a linguagem de teatro de rua.  Será uma grande emoção para todos os integrantes do grupo reencontrar o público”, comentou o diretor de produção da Cia., Rubem dos Reis.
 
O projeto “Grupontapé na estrada”, empreendido pela produtora parceira Balaio do Cerrado e aprovado em 2017, foi responsável pela circulação do grupo nas cidades de Contagem (MG), Itumbiara (GO), Pirapora (MG), São Bernardo do Campo (SP) e Uberlândia, antes da pandemia. “Não quisemos  transformar em online as ações que faltavam, justamente por acreditar que este dia chegaria e que seria importante este encontro do grupo com o público das cidades”, destacou Rubem.
 
BALAIO POPULAR
Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.
 
Balaio Popular é um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.  A peça, que tem duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena,  acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.
 
SERVIÇO:
O quê: Espetáculo Balaio Popular - Projeto Grupontapé na Estrada

Agenda:

São Simão (GO)

Dia: 30/10/2021
Local da Apresentação: Praça Júlio Bernardes de Oliveira
Horário: 19h
Gratuito
 
Itumbiara (GO)
Data: 31/10/2021
Local: Beira Rio
Horário: 9h
Gratuito
 
VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90