Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/10/2021 às 09h40min - Atualizada em 25/10/2021 às 09h40min

Professor que esteve à frente do desenvolvimento do teste salivar de covid-19 morre em Uberlândia

Luiz Ricardo Goulart Filho estava há quatro meses internado devido a complicações da covid-19

DA REDAÇÃO
Goulart era professor da UFU desde 1992 e estava à frente de pesquisa contra o covid-19 | Foto: MARCO CAVALCANTI
Morreu neste domingo (24), em Uberlândia, o docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Luiz Ricardo Goulart Filho, em decorrência de complicações da covid-19. O professor esteve à frente do desenvolvimento do teste salivar de covid-19 e estava internado há quatro meses para tratamento da doença.

Entre os trabalhos de destaque, Goulart liderou o desenvolvimento do primeiro sensor biofotônico sem reagentes para o diagnóstico de covid-19 aplicado em escala mundial e a biópsia líquida para exame de próstata por meio do sangue do paciente. Seu nome aparece entre os cientistas da UFU com maior número de patentes, com 69 registros.
 
PESQUISAS
Goulart era professor titular da UFU desde 1992, atualmente vinculado ao Instituto de Biotecnologia (IBTEC), e professor adjunto do Departamento de Microbiologia Médica e Imunologia da Universidade da Califórnia-Davis, Estados Unidos, desde 2013.

O cientista era bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-1B) do CNPq e atuava nas áreas de Biologia Molecular e Nanotecnologia, com aplicações para a saúde humana e animal. Suas linhas de pesquisas compreendiam o desenvolvimento de novas moléculas bioativas por meio de tecnologias combinatórias com aplicações diagnósticas e terapêuticas e o desenvolvimento de plataformas nanobiotecnológicas para o aprimoramento de sensores biológicos e sistemas terapêuticos para o controle de doenças humanas, animais e vegetais.
 
HOMENAGENS
Goulart deixa esposa e três filhos e também uma irmã, Isabela Maria Bernardes Goulart, professora da Faculdade de Medicina (Famed/UFU). O reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, destacou a dedicação do professor no enfrentamento da pandemia.

O velório acontece nesta segunda-feira (25), das 9h às 15h, na Funerária Paz Universal (Rua Curitiba, nº 575 - Bairro Brasil).

VEJA TAMBÉM:
 
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90