Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/10/2021 às 09h55min - Atualizada em 20/10/2021 às 09h55min

Expo Horse Camaru coloca Uberlândia no circuito nacional de competições esportivas com cavalos

A exposição acontece durante todo o mês, e além de popularizar o esporte na região, tem como objetivo movimentar a economia do setor

LORENA BARBOSA
A modalidade Team Penning exige muita técnica dos cavaleiros que devem conduzir animais ao curral no menor tempo possível | Foto: LILIANE TOLEDO
Durante grande parte do mês de outubro acontece em Uberlândia a Expo Horse Camaru. O evento organizado pelo Sindicato Rural de Uberlândia tem como objetivo movimentar a economia em torno dos produtos e serviços equestres, e colocar a cidade na rota de competições nacionais. Nos próximos dias 21, 22 e 23 acontecem as competições esportivas de Team Penning e Ranch Sorting,  modalidades esportivas que simulam situações reais ocorridas em fazendas de pecuária.
 
De acordo com o diretor do Sindicato Rural, Lucas Abdala, o intuito de organizar a exposição neste momento se deu pela estabilidade nos números de Covid-19 e também pela liberação de eventos pelo Comitê de Enfrentamento à doença. Em um momento relativamente seguro para a realização desse tipo de encontro, o Sindicato decidiu movimentar a economia no setor.
 
“Muita gente que não conhece o meio equestre está conhecendo. A parte de vendas, compras do meio rural e do cavalo. Então essa parte de comercialização está retomando. Tudo na economia volta a girar”, explicou Lucas Abdala.
 
PROVAS A NÍVEL NACIONAL
A Expo Horse Camaru começou no dia 30 de setembro com uma competição de Três Tambores. Em todos os 25 dias de evento, além de provas com cavalos, também houve palestras, lives e eventos voltados para a criação e cuidados com os equinos. A exposição se destacou ainda pela participação da Associação Nacional de Três Tambores (ANTT) e do Conselho Nacional de Team Penning (Contep), que colocou Uberlândia no circuito nacional de competições.
 
“É um sonho que a gente via que Uberlândia atenderia a expectativa e comportaria a estrutura. É algo histórico que marcou a cidade. Um marco gigantesco com recorde de inscrições, com mais de 430 inscritos”, destacou Abdala.
 
As provas funcionais equestres que serão realizadas nesta semana na cidade são conhecidas como Team Penning e Ranch Sorting, e as disputas vão reunir centenas de cavaleiros da região. As modalidades consideradas esportivas simulam situações reais ocorridas em fazendas de pecuária, tais como separação de gado em um curral e seleção e isolamento de determinados animais de um rebanho.
 
Os competidores correm em trio ou dupla e disputam premiação em dinheiro que pode chegar a R$ 90 mil. Qualquer pessoa que pratica as duas modalidades pode se inscrever pelo telefone 34 9978-7575.
 
Um dos organizadores da Expo Horse Camaru, Henrique Silva Rafael destacou a importância de entrar no circuito nacional de competições. “Traz para a nossa região uma receita de renda, leva Uberlândia ao patamar nacional a nível de eventos equestres e traz para mais próximo da população, dos competidores, de Uberlândia, uma modalidade e prova com nível nacional”, explicou o organizador.
 
POPULARIZAÇÃO DO ESPORTE
Iris de Lima é um dos competidores do Team Penning. Experiente. Ele participa de provas desde 1985, em diversas modalidades. Lima ficou afastado por um tempo durante a pandemia, mas voltou a participar das provas assim que se vacinou contra a Covid-19. A expectativa para a prova em Uberlândia é ganhar, claro. Mas, além disso, o competidor que oferece aulas equestres para jovens, destacou a importância de popularizar o esporte na região para atrair cada vez mais crianças e adolescentes para o convívio com os animais.
 
“Eles não vão só aprender a trabalhar com cavalo, vão estar desviando de várias coisas. Talvez de drogas, de sedentarismo, de ficar só no computador. E através do cavalo, você consegue fazer com que a criança tenha responsabilidade desde pequeno. Então um evento grande desse incentiva o jovem que está vendo aquela modalidade, aquela competição e às vezes se interessa a praticar”, finalizou Iris Lima.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90