Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/09/2021 às 13h30min - Atualizada em 05/09/2021 às 13h30min

Vacinação antirrábica em Uberlândia tem início programado para segunda quinzena de setembro

Animais da zona rural recebem a vacina na primeira fase; etapa urbana começará em 23 de outubro

DA REDAÇÃO
Cães e gatos com mais de três meses de vida podem receber a dose da vacina | PMU/DIVULGAÇÃO
Começa no próximo dia 13 de setembro a 37ª Campanha de Vacinação Antirrábica, com a etapa rural. A iniciativa visa garantir que a cidade continue sem registros da doença, uma infecção viral aguda que não tem cura e é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais. Devem receber a dose cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação.

Até o dia 15 de outubro, as equipes do Programa de Controle da Raiva, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), irão percorrer toda a zona rural de Uberlândia, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Ainda neste mês, a ação ocorre dia 18 em Tapuirama, e dia 25 em Cruzeiro dos Peixotos. No dia 2 de outubro será a vez dos setores das chácaras Jockey Camping, Douradinho e Panorama. 

Na área urbana, a campanha ocorrerá de 23 a 30 de outubro. O esquema de vacinação está sendo elaborado para atender todos os setores da cidade, seguindo os protocolos de biossegurança e distanciamento social. Quem não conseguir levar os animais para a imunização, basta ligar no Centro de Controle de Zoonoses: (34) 3213-1470.

Combate à raiva      
As ações do Programa de Controle da Raiva acontecem permanentemente durante todo o ano com orientações, trabalhos de bloqueio e monitoramento do vírus, além de um posto de vacinação no CCZ. Um conjunto de fatores que deixa Uberlândia há mais de 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.

A doença não tem cura e pode levar os animais à morte em poucos dias após o surgimento dos primeiros sintomas. O mesmo acontece com o ser humano se não procurar atendimento médico rapidamente após ser mordido por algum cão ou gato infectado.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90