Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/07/2021 às 17h58min - Atualizada em 29/07/2021 às 17h58min

Com previsão de frio intenso, voluntários e poder público se mobilizam para dar assistência a população em situação de rua

Grupo independente montou abrigo em quadra de esportes; Prefeitura ampliou número de vagas oferecidas e disponibilizou telefone emergencial

LORENA BARBOSA
Voluntários alugaram quadra de esportes para receber moradores de rua | Anderson Natalino
Com a queda da temperatura em Uberlândia, voluntários se organizaram para ajudar pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Um grupo de pessoas alugou uma quadra de esportes no bairro Martins para receber pessoas que não têm como se proteger do frio. O espaço começou a funcionar nesta quarta-feira (28) e vai ficar montado até a próxima segunda-feira (2).

De acordo com Anderson Natalino de Oliveira, um dos organizadores do espaço, a ideia surgiu depois de ele se sensibilizar com o caso dos moradores de rua que morreram em São Paulo por causa do frio. O voluntário explicou que o grupo ligado a uma igreja faz algumas ações pontuais para ajudar pessoas em situação de rua, mas essa foi a primeira vez que conseguiram montar um espaço.

“A mocidade da nossa igreja ia distribuir leite e pão no dia que fosse fazer mais frio, ali nas imediações da rodoviária. Eu tinha o sonho de montar o local para abrigar as pessoas. Aí nossa igreja se uniu e fez o movimento”, disse Natalino.

Os voluntários, que fazem parte da Segunda Igreja Presbiteriana de Uberlândia, conseguiram arrecadar muito material através das redes sociais. O que não foi arrecadado, foi alugado, como o próprio espaço para receber as pessoas. O grupo conseguiu ainda o apoio da Polícia Militar (PM), que avisa as pessoas em situação de vulnerabilidade social sobre a assistência oferecida no espaço.

“Alugamos e emprestamos colchões. Recebemos doação de cobertores e oferecemos para as pessoas. Tem uma certa resistência, mas a gente tá com 50% da capacidade”, comentou Anderson. Além de colchões e cobertores, no local também será servido sopa, leite e pão. A quadra alugada fica na Rua Rodrigues da Cunha, 1182, no bairro Martins.



ABRIGOS MUNICIPAIS
De acordo com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, quatro abrigos subvencionados pelo Município oferecem quase 150 vagas para a população em situação de rua. E devido a previsão de frio intenso nos próximos dias na cidade, mais 100 vagas emergenciais e provisórias foram abertas.

As novas vagas puderam ser oferecidas depois da abertura de um novo espaço no bairro Chácaras Panorama. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), nos locais serão disponibilizados alimentação, dormitórios, cobertores, agasalhos e banhos, entre outros serviços. Também são oferecidos durante o plantão caldo quente, agasalho e kit de higiene pessoal.

A Prefeitura de Uberlândia criou também a ronda social, que pode ser solicitada pela população pelo telefone (34) 9.9946.0373, com plantão diário até meia noite.
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90