Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/07/2021 às 12h46min - Atualizada em 26/07/2021 às 12h46min

NFT: A ascensão da arte digital dá origem a roubos online

CELSO MARTINS | ESPECIAL PARA O DIÁRIO
O interesse em NFTs aumentou nos últimos meses, com várias 'personalidades' finalmente se pronunciando e tomando conhecimento de um nicho da indústria que, até agora, foi deixado em grande parte isolado o suficiente para crescer constantemente em um canto silencioso enquanto cria uma tecnologia robusta o suficiente para mudar o mundo.
Surto de crescimento nas artes digitais

Mas por que o repentino interesse em NFTs? Isso é fácil. As promessas de uma mina de ouro recém-descoberta que atende por 'Crypto Art' estavam sendo fortemente divulgadas por contas populares em todo o Twitter e além.

Promovido secretamente como uma "nova fonte de riqueza" para um enxame de gananciosos, influenciadores tem anunciado implacavelmente o surgimento de um nicho místico onde há um apetite insaciável de um número crescente de colecionadores que estão todos desesperados para comprar.

Melhor ainda, se você tiver a intenção de animar, este é o mesmo país das maravilhas em que GIFs animados são adorados e admirados como se fossem relíquias recém-descobertas de uma tumba egípcia antiga de 5.000 anos atrás e, portanto, com preços como tal, se não mais. Mas não se preocupe, essas são edições limitadas, peças de arte escassas e, por design, nunca podem ser copiadas ou falsificadas ... ou podem? (A resposta é que eles só podem ser imitados, mas nunca copiados)

Crescentes problemas relacionados a NFTs

O crescimento é sempre bem-vindo em qualquer comunidade de nicho, mas traz consigo um novo conjunto de desafios, especialmente quando acontece em um espaço de tempo tão curto.
Essa onda de novos interesses veio em grande parte da comunidade Crypto, que é encantadora de muitas maneiras, cheia de mentes brilhantes e personagens motivados lutando por uma mudança genuína.

No entanto, ele tem um lado negro. Um exército subterrâneo que vive permanentemente em seus pijamas e opera a partir de teclados cobertos de pó de salgadinho existindo puramente para fraude, falsificação, hack, chantagem etc.

Não só sua carteira de crypto é visada por hackers, seu dispositivo mobile, seu desktop e outras contas online podem ser comprometidas nos golpes.

Você pode
baixar VPN recomendado para iOS para adicionar uma camada extra de proteção, além de utilizar um antivírus atualizado e de qualidade. Seja como for, a melhor forma de se proteger é prevenindo possíveis ataques. A seguir, daremos uma olhada em três dos golpes mais populares e quais os efeitos que isso pode ter na credibilidade de longo prazo da indústria de NFT.


1) Contas Discord clonadas
Um problema de toda a indústria, este parece nunca envelhecer entre os golpistas, nem o Discord apareceu com uma maneira de consertá-lo. Um golpista simplesmente cria uma conta com exatamente o mesmo nome e imagem de perfil de um administrador, ou alguém com uma boa reputação na comunidade. A partir daí começa a enviar mensagens privadas fingindo ser essa pessoa, o que inevitavelmente culmina em um pedido de envio dos dados de sua carteira crypto. 
2) NFTs falsos
Você ouviu sobre o desastre do Wrapped Crypto Punks? As imagens dos
CryptoPunks foram apenas copiadas e cunhadas como NFTs para parecerem exatamente as mesmas do negócio real, por uma conta chamada WrappedCryptoPunks no mercado Rarible.
O que tornou isso tão difícil de detectar foi o fato de que os CryptoPunks "embrulhados" eram um novo conceito, e a única maneira de reconhecer uma farsa era pela coleção em que estavam.  Ainda mais sorrateira é que o golpista vendeu os NFTs falsos por preços semelhantes para os CryptoPunks reais, para que eles se integrassem perfeitamente. As imitações de NFT são um dos maiores problemas dos golpistas no momento, e está piorando.

3) Artistas Falsos
Um golpe relativamente novo. Um artista influente de outra plataforma social. O Instagram, geralmente com pouca ou nenhuma presença no Twitter, terá uma conta criada desonestamente para eles por um golpista que irá então divulgar, formar relacionamentos e tokenizar a arte das vítimas inconscientes para que possam vendê-la como um NFT e lucrar.
Obrigações e educação do NFT Marketplace

Essa recente onda de golpes é um tiro de alerta para a indústria de NFT. Um aviso para estarmos melhor preparados e fortalecer nossas práticas. Esses golpes não apenas destacaram algumas fraquezas que temos no setor, mas, mais importante, acentuaram as responsabilidades e obrigações dos mercados de NFT, que se posicionaram como guardiões de novos investidores que entram em NFTs.  Os mercados agora têm o dever de cuidar para proteger a indústria como a primeira linha de defesa contra atores mal-intencionados.

São os Raribles, Openseas, Superares e outros mercados que agora precisam usar as taxas que pagamos para começar a reinvestir na erradicação dessas pequenas lacunas que os golpistas identificaram rapidamente e, em alguns casos, ainda estão explorando. Eles também precisam investir em uma segunda tentativa de adivinhar sua próxima linha de ataque. Algumas plataformas estão fazendo um trabalho fantástico, mas sempre há espaço para melhorias.
 
Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90