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22/07/2021 às 16h00min - Atualizada em 22/07/2021 às 16h00min

Número de mulheres em cargos de TI cresce em Uberlândia

Empresa registra aumento de 80% nas contratações femininas nos últimos dois anos

GABRIELE LEÃO
Gerente de Talentos Humanos, Patrícia Mourão destaca perfil da mulher dentro das empresas I Foto: Divulgação
As mulheres têm ganhado espaço nos cargos de tecnologia em todo o país e empresas do segmento, em Uberlândia, registraram aumento nas contratações e incentivos para atrair o público feminino. A pauta de diversidade incentivou o Magalu a abrir um programa de aceleração em TI exclusivo para mulheres. As inscrições encerram nesta sexta-feira (23).
 
A empresa recebe inscrições para a terceira edição do programa Luiza, curso de aceleração na área de desenvolvimento de software, com 210 novas bolsas de estudo exclusivas para mulheres. O programa tem como parceiro a escola Gama Academy e tem como objetivo incentivar a entrada do público feminino no setor de Tecnologia da Informação (TI), cujo mercado de trabalho ainda é predominantemente masculino.

Caio Nalini, gerente de gestão de pessoas do Magalu, explicou que a proposta é incentivar a participação de mulheres nesses cargos, uma vez que apenas 25% das mulheres trabalham nesses setores. “A diversidade pra nós é algo importante e ao longo dos anos só temos reforçado o nosso compromisso com a inclusão. Após o curso de capacitação, as participantes podem participar dos nossos processos seletivos”, comentou.

O programa tem duração de cinco semanas, acontece de segunda a sábado, em treinamento online, com mais de 100 horas de conteúdo. Há um desafio final, com base em um case real da companhia, para a conclusão do curso e recebimento do certificado. Além disso, as bolsistas terão uma sessão de mentoria com profissionais do Luizalabs e workshop de treinamento para participação em processos seletivos.

O Magalu abriu mais de 300 vagas, desde cargos juniores a seniores, em diversos setores da empresa. Além disso, Nalini reforçou que o time de tecnologia já aderiu ao trabalho home office e contrata profissionais de todo o país. A gerente lembrou também que até o final de 2021 a intenção é agregar ainda mais pessoas ao time.

AVANÇO FEMININO
Patrícia Mourão, gerente de Talentos Humanos da Cedro Technologies, revelou que nos últimos dois anos, o número de mulheres nos cargos de tecnologia na empresa aumentou cerca de 80%. “Há 10 anos, tínhamos apenas cinco mulheres na equipe e isso mostra o quanto esse setor tem recebido o público feminino em um ambiente maioritariamente masculino. Além disso, a empresa está trabalhando em propostas de diversidade para incentivar ainda mais as contratações desse público”, afirmou.

Ela ainda destacou o perfil da mulher dentro das empresas. “A mulher tem um perfil mais detalhista e também possui traços de inovação, o que impacta muito principalmente nos cargos de liderança. Atualmente, cerca de 10% das mulheres que trabalham na Cedro ocupam cargos de liderança”, enfatizou.

Aline Gonçalves Pinto Ramos, coordenadora da divisão de Website do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é um desses cases. Concursada dede 1993, começou como analista e hoje ocupa o cargo de liderança do setor onde trabalha. “Formei em Engenharia Química e sempre interessei pela área de negócios. Dentro do desenvolvimento de sistemas, consigo entender a necessidade do cliente, fazer essa transformação e oferecer a informatização do trabalho. Naquela época, nem existia o curso de computação na universidade, então sempre busquei cursos e mentorias para me capacitar”, contou.

A coordenadora, que atua em cargos de gestão de pessoas desde 2006, disse que "no dia a dia da universidade e do trabalho, ao longo dos meus anos de carreira, dá para perceber que aumentou a busca do público feminino nessa área na graduação e em postos de trabalho também".

DADOS NACIONAIS
Um levantamento da Revelo, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos, mostra que a inserção feminina no mercado de trabalho brasileiro vem sofrendo transformações.

Em 2020, por exemplo, os números apontam 54% de presença feminina em Marketing Digital e, em Finanças, área ainda predominantemente masculina, as mulheres já ocupam 48% das vagas.

A contratação de mulheres em carreiras de tecnologia também apresentou aumento. Em 2017, elas respondiam por 10,9% das vagas, já em 2020, o número subiu para 12%. O percentual de convites para entrevistas destinados às candidatas mulheres também apresentou crescimento em todas as carreiras: entre 2017 e 2019, o volume passou de 12% para 17%, segundo o levantamento.
 

 

 

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