Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/07/2021 às 14h30min - Atualizada em 15/07/2021 às 14h30min

Com avanço da imunização, Uberlândia começa a apresentar recuperação econômica

Geração de empregos em alta e maior procura por abertura de negócios indicam retomada

GABRIELE LEÃO
Uberlândia tem melhora nos indicadores econômicos I Foto: Cleiton Borges
O saldo de empregos nas Micro e Pequenas Empresas em maio é o melhor dos últimos sete anos em Minas Gerais. E em Uberlândia, segundo o levantamento mais recente, referentes ao mês de maio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o município teve um total de 9.228 contratações e 8.518 desligamentos, no mês de maio, gerando saldo positivo de 710 novos postos de trabalho.

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a melhora da economia na cidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) oferece orientações gratuitas para auxiliar quem deseja formalizar o próprio negócio como Microempreendedor Individual (MEI). Uma equipe de consultores orienta os interessados em relação ao processo de abertura do MEI, com informações sobre a documentação necessária e como proceder com os registros e alvarás, caso sejam necessários.

Segundo a gerente de soluções e negócios da CDL, Renata Barbosa da Silva, "nos últimos anos, e com o aumento do volume da MEIs, estamos reforçando esses atendimentos para promover a capacitação e informação, para que novos postos de trabalho sejam gerados".

O MEI, micro, pequeno e médio empresários passam a ter um CNPJ, podendo ampliar o número de fornecedores e negociar melhores condições para pagamento em suas compras. Através do MEI, também é possível emitir notas fiscais, ampliando a base de clientes, além da abertura de conta bancária como Pessoa Jurídica para ter acesso a crédito, máquinas de cartões e outros serviços junto às instituições financeiras.

Ainda de acordo com Renata, com a orientação da equipe especializada, é possível fazer a abertura da empresa e ainda receber diversas orientações sobre como proceder a partir do momento em que se torna um empresário. “São orientações gratuitas que vão preparar o empresário desde a captação até a recuperação de clientes inadimplentes. O interessado precisa saber, por exemplo, que tipo de atividade se enquadra no MEI, qual o faturamento máximo, entre outros pontos relevantes para ajudar o negócio a decolar. Os consultores também irão orientar os empreendedores a se filiar à CDL Uberlândia, pois, com o CNPJ, podem ter acesso a várias soluções que auxiliam no crescimento do seu negócio”, destacou.

"O empreendedor pode entrar em contato pelo 3239-3413 ou pelo e-mail [email protected] para o atendimento gratuito. Oferecemos orientação desde como utilizar o portal até o cadastramento. Todos os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h", completou Renata da Silva.

Alexandre Tronconi, consultor do Sebrae Minas, comentou que "o aumento de postos de trabalho acontece em função da melhora da pandemia, e inclusive temos vistos que um dos setores que mais têm gerado empregos é a construção civil, e a expectativa é que com a imunização isso traga um ambiente de mais segurança para a população, gerando, consequentemente, o aumento de mais vagas de empregos".

Segundo informações do Sebrae, no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o saldo de empregos nas MPE ultrapassou 95 mil vagas, o que mantém o estado em segundo lugar na geração de emprego pelos pequenos negócios no país, atrás apenas de São Paulo.

O Sebrae oferece atendimentos presencial e online. "Registramos um aumento nos atendimentos, principalmente de clientes que desejam abrir novos negócios. A perspectiva é que nesse novo cenário, as pessoas estão ficando mais otimistas. O Sebrae oferece cursos de vendas, marketing, gestão e orientações para comerciantes e empresários que desejam ampliar os segmentos", comentou Alexandre Tronconi.

VACINAÇÃO
O avanço da vacinação e a melhora da pandemia do coronavírus têm ajudado na recuperação econômica na cidade e no país. Na última semana, a Prefeitura de Uberlândia anunciou a abertura do cadastramento da vacinação contra o coronavírus para o público entre 35 a 39 anos. De acordo com o Município, a convocação para essa faixa etária acontecerá por ordem de idade. O cadastro já pode ser realizado no Portal da Prefeitura. 

Uberlândia registrou 400 mil doses aplicadas contra a covid-19, e pelo menos 300 mil pessoas já receberam uma dose da vacina. A cidade ultrapassou as 104 mil pessoas com imunização completa, seja com duas doses ou dose única.



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90