Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/06/2021 às 08h00min - Atualizada em 23/06/2021 às 08h00min

Arquivo Público de Uberlândia está aberto para visitação com agendamento prévio

Uso de máscaras no local é obrigatório; número de pesquisadores foi limitado a três por dia

DA REDAÇÃO
Arquivo Público Municipal está instalado no bairro Custódio Pereira | Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
Para que a comunidade possa ir ao Arquivo Público Municipal, no bairro Custódio Pereira, e acessar com segurança fotografias, documentos e mídias que retratam a história de Uberlândia, a Prefeitura adotou, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, algumas medidas como o agendamento prévio para evitar aglomerações e a exigência de utilização de máscaras faciais. O espaço segue todas as normas sanitárias exigidas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19.

“O Arquivo Público Municipal de Uberlândia está reaberto, oferecendo para a comunidade um grande acervo de informações e dados sobre nossa cidade. Porém, o número de pesquisadores foi reduzido para três e ainda não estamos atendendo turmas ou grupos, para evitar aglomerações”, pontuou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs.

Durante o período de fechamento ao público, a equipe de servidores do Arquivo Público continuou trabalhando internamente, em sistema de rodizio para atender as demandas internas da Prefeitura de Uberlândia.

CRIAÇÃO
O Arquivo Público foi criado no ano de 1986, com a finalidade de armazenar e preservar a documentação pública produzida pela Prefeitura e Câmara Municipal de Uberlândia. Além desta documentação, mantém sob custódia importantes coleções constituídas por documentos iconográficos, cartográficos, manuscritos, jornais, fotografias e revistas sobre a cidade, provenientes de instituições ou de particulares.

Também como resultado de um projeto denominado ‘Depoimentos’, o Arquivo Público dispõe aos pesquisadores entrevistas gravadas e transcritas, realizadas com pessoas de diversos segmentos da comunidade. Todo este material constitui fonte de informações para o estudo da memória e história de Uberlândia. Uma Biblioteca de Apoio, com publicações e trabalhos científicos resultantes de pesquisas realizadas na instituição também faz parte do acervo. O espaço possui um laboratório de conservação e restauração para tratamento dos documentos.

Arquivo Público Municipal
Endereço: Rua Ceará, número 3105, bairro Custódio Pereira
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
(atendimento para pesquisadores das 9h às 15h)
Para agendamento e dúvidas: (34) 3232-9022 / (34) 3232-4744
[email protected]

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90