Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/06/2021 às 19h00min - Atualizada em 22/06/2021 às 19h00min

Uberlândia tem 15,3 mil faltosos na imunização

Segundo a Prefeitura, público será reconvocado quando houver disponibilidade de doses; reagendamento foi liberado

GABRIELE LEÃO
Dona Zulmira foi vacinada após reagendamento I Foto: Arquivo Pessoal
Uberlândia já vacinou contra a covid-19 mais de 170 mil moradores, ao menos com a primeira dose do imunizante, mas tem mais de 15 mil pessoas faltosas, que fizeram o cadastro no Portal da Prefeitura e ainda não compareceram na convocação. O levantamento é do sistema da Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. Os faltosos somente serão reconvocados quando houver disponibilidade de doses, após fazer o reagendamento pelo site da Prefeitura de Uberlândia.

Nem sempre a falta significa desistência da imunização. A dona de casa Zulmira Santos Silva, de 61 anos, ficou com medo de perder a chance de ser vacinada. Isso porque, em abril, ela testou positivo para covid-19. "Estava me recuperando de uma cirurgia de catarata na casa da minha filha, quando meu genro começou a ter os sintomas de covid-19. Assim que percebemos os sintomas, voltei para minha casa e logo depois do teste positivo dele resolvi fazer o meu. O primeiro deu negativo, mas também apresentei dores de cabeça e febre, e poucos dias depois refiz o teste, que deu positivo. Dois dias depois saiu o agendamento da vacina", comentou Zulmira.

Mesmo com sintomas leves e sem sequelas, o susto da doença e a possibilidade de perder a vacinação deixaram a dona de casa preocupada. "Desde o início da quarentena sempre tive muito medo de ter coronavírus. Procuro sair apenas para o necessário, meu marido também é hipertenso e temos sempre muito cuidado. Receber o positivo, depois de tanto cuidado, foi desesperador, mas fiquei ainda mais preocupada com a possibilidade de perder a vacina. Meu filho foi até o local da vacinação para justificar minha ausência, e eles disseram que poderia vacinar após 30 dias", contou.

Depois do período estabelecido, Zulmira conseguiu receber a vacinação, após apresentar o laudo. "Me senti muito em paz quando vacinei, mesmo que até agora seja apenas a primeira dose, pois meu maior medo era não ter vacina suficiente", disse.

NÚMEROS
Os faltosos chegam a 15.301 pessoas. Desses, o número chega a 13.107 pessoas que não compareceram para a primeira dose. Para a segunda dose, a quantidade é de 2.195 pessoas; e aqueles que foram chamados mais de duas dezes para a primeira são de 502 e segunda dose são 453 pessoas.

Dentre os dados, o número de faltosos da primeira e segunda doses do grupo prioritário chega a 9.939 idosos; 1.708 profissionais da saúde; 3.164 do grupo de comorbidades e 226 profissionais da educação.

Uberlândia recebeu, até esta segunda-feira (21), 318.172 doses de vacinas e aplicou ao todo 294.514, o que corresponde a 92,56% dos imunizantes entregues ao Município.

A Prefeitura de Uberlândia ainda informou que os faltosos somente serão reconvocados quando houver disponibilidade de doses e desde que não haja prejuízo ao progresso da vacinação. Além disso, o novo sistema já está disponível para que aqueles faltosos ainda com interesse reagendem para a imunização no futuro.

A vacinação neste momento atende a população de 50 e 59 anos; grávidas, puérperas, pessoas com comorbidades; pessoas com deficiências permanentes graves e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de profissionais da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior. Aqueles que atendem os critérios de imunização e se cadastrarem pelo site da Prefeitura vão receber uma mensagem de texto no celular, via SMS, confirmando data, horário e local. O beneficiado também pode optar por registrar o e-mail para receber o aviso por este canal.



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90