11/06/2021 às 08h00min - Atualizada em 11/06/2021 às 08h00min

Coleta Seletiva avança para bairros Jardim Brasília e São José em Uberlândia

Ecocaminhão começa a passar todas as sextas-feiras, a partir das 13h30, nos dois bairros

DA REDAÇÃO
Ecocaminhão recolhe materiais recicláveis I Foto: Comunicação Dmae
Os moradores dos bairros Jardim Brasília e São José de Uberlândia passam a contar com a Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a partir das 13h30, nesta sexta-feira (11). Com este avanço, o programa contabiliza seis novos bairros nessa fase de ampliação pela cidade, totalizando 51 bairros atendidos.

O supervisor de Gestão de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa, explica que o processo de expansão já está trazendo números positivos, em relação à coleta de materiais. “Nos cinco primeiros meses do ano, a média mensal de material recolhido aumentou 36 toneladas, passando de 224,9 ton/mês, em 2020, para a 260,9 ton/mês, até maio de 2021. Esses resultados demonstram impactos positivos aos catadores e recicladores parceiros e a toda a população uberlandense, já que contribuem para a preservação de nossos recursos”, afirmou.

Desde 31 de maio, os integrantes do Núcleo da Coleta Seletiva estão realizando ações de conscientização nos bairros da ampliação. O objetivo é informar os moradores sobre a Coleta Seletiva, com o dia e o horário da passagem do ecocaminhão pelas moradias e comércios. “Teremos, ainda, dez novos pontos e, para incentivar a participação, entregaremos folhetos, imãs e bilhetes explicativos sobre o programa”, informou Arthur Rosa.

O material recolhido pelo ecocaminhão é destinado a cinco associações e uma cooperativa de recicladores. Além do Jardim Brasília e São José, a ampliação vai atender nos próximos quatro meses os bairros: Aclimação, Canaã, Chácaras Panorama, Granja Marileusa, Guarani, Ipanema, Jardim Europa, Jardim Holanda, Mansões Aeroporto, Nova Uberlândia, Novo Mundo e Tocantins.

FUNCIONAMENTO
O Ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite um aviso sonoro de que a coleta seletiva está passando nas ruas dos bairros. Assim os moradores podem colocar os recicláveis na rua.
 
O que destinar à coleta seletiva
– Papel, vidro, plástico e metais
– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)
 
Cuidados na hora da separação do material reciclável
– Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material
– Vidros: lave-os bem e retire as tampas
– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento
– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas
– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado
OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).
 
Confira a programação de ampliação do serviço para os novos bairros
Junho
11/06 Jardim Brasília e São José
29/06 Jardim Holanda
 
Julho
02/07 Guarani e Tocantins
14/07 Jardim Europa
20/07 Nova Uberlândia e Novo Mundo
 
Agosto
05/08 Aclimação, Jardim Ipanema, Mansões Aeroporto e Granja Marileusa
11/08 Chácaras Panorama
23/08 Jardim Canaã


VEJA TAMBÉM:
Aberto cadastro para vacinação contra Covid-19 de pessoas de 50 a 59 anos em Uberlândia
Idosa morre após ser atropelada no centro de Uberlândia



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »