10/06/2021 às 12h36min - Atualizada em 10/06/2021 às 12h36min

Uma a cada quatro pessoas já foi vacinada com a primeira dose em Uberlândia

Até o momento, 172.390 moradores já foram imunizados na primeira etapa, o equivalente a 24,6% da população local

FERNANDO NATÁLIO
Idosos representam 57,19% do total de vacinados I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
Com quase cinco meses de vacinação contra a covid-19, Uberlândia tem a cada quatro pessoas, pelo menos uma já imunizada com a primeira dose. Do dia 19 de janeiro, quando foi aplicada a primeira dose na cidade, até esta quarta-feira, 9 de maio, foram vacinados 172.390 moradores do município, até o momento, com ao menos uma dose do imunizante, o equivalente a 24,65% da população local, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 699.097 habitantes. Os dados da vacinação na cidade são informados pelo Vacinômetro da Prefeitura de Uberlândia.

O percentual de imunização em Uberlândia é semelhante ao verificado no Brasil. Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, divulgado na noite de terça-feira (8), a primeira dose foi aplicada em 50.953.709 pessoas, 24,06% da população. Atualmente, três vacinas são aplicadas, diariamente, na cidade e no país: Coronavac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech.

Ainda de acordo com o Vacinômetro local, Uberlândia já imunizou 81.772 pessoas com as duas doses, o equivalente a 11,69% da população total. No país, o índice também é semelhante. A primeira e segunda doses de vacinas contra a Covid já foram aplicadas em 11% dos brasileiros. No total, 23.303.559 pessoas receberam as duas doses até o momento.
 
CONTROLE DA PANDEMIA
Uberlândia, assim como o Brasil, está distante dos índices necessários para controlar a pandemia do coronavírus. Um estudo feito com a vacina Coronavac na cidade de Serrana, no interior paulista, demonstrou que, com 75% da população vacinada com as duas doses, a pandemia pode ser contida. O dado foi apresentado no dia 31 de maio.

O estudo, chamado de Projeto S, teve início no dia 17 de fevereiro e o objetivo era vacinar toda a população adulta da cidade para avaliar a efetividade da Coronavac. Serrana tem cerca de 45 mil habitantes. Com o fim da vacinação em massa, a cidade viu reduzir em 95% o número de mortes por covid-19. Já o número de casos sintomáticos da doença caiu 80%. E a quantidade de hospitalizações teve uma queda de 86%.
 
IDOSOS SÃO MAIORIA
De acordo com os dados do Vacinômetro de Uberlândia, na cidade, a maioria das pessoas imunizadas com pelo menos uma dose é idosa. No município, 98.603 idosos já receberam ao menos a primeira aplicação do imunizante, o equivalente a 57,19% do total de vacinados com pelo menos uma dose na cidade. Deste total, 63.176 idosos foram imunizados também com a segunda dose. Os idosos fazem parte do grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI), seguido pelo município de Uberlândia.

Na sequência dos idosos aparecem as pessoas com comorbidades como as que mais receberam a vacina na cidade. Até o momento, 39.364 moradores que se encaixam nesse perfil já foram vacinados ao menos com a primeira dose. E, até o momento, 19.397 profissionais de saúde também já receberam a primeira aplicação do imunizante.

A maior parte das vacinas aplicadas em Uberlândia até esta quarta-feira (9), ainda de acordo com os dados do Vacinômetro local, é da Coronavac/Butantan (57,32%). Em seguida, aparece o imunizante da AstraZeneca/Fiocruz (41,35%) e a vacina da Pfizer/BioNTech (1,33%).



 
 
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »