Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/05/2021 às 11h25min - Atualizada em 21/05/2021 às 11h25min

Prefeitura inicia ações de prevenção contra incêndio na região do Parque Estadual do Pau Furado

Estrada vicinal que faz margem com o parque recebe limpeza para evitar queimadas neste período de seca

DA REDAÇÃO
Secretaria faz aceiro na estrada vicinal | Foto: PMU/Divulgação

A Prefeitura de Uberlândia iniciou nesta semana a realização de aceiros e limpeza na estrada vicinal EV 020, que margeia o Parque Estadual do Pau Furado. A medida consiste em limpar as faixas de divisa ao longo do Parque com a estrada, eliminando a vegetação da superfície do solo e ajudando a evitar que incêndios atinjam a área da unidade de conservação. O serviço está sendo realizado pelo Núcleo de Estradas Vicinais da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação.
 

Criado em 2007, o Parque Estadual do Pau Furado conta com uma área total de 2,1 mil hectares. Na unidade de conservação que abriga o bioma Cerrado, com pequenas intercorrências de Mata Atlântica, já foram identificadas 932 espécies de fauna e flora. Em função da pandemia da Covid-19, o parque continua fechado.
 

“Nesta época do ano, devido à diminuição das chuvas, há um aumento nas queimadas na região. Por isso, a Secretaria Municipal de Agronegócios, Economia e Inovação prepara uma série de ações para prevenir queimadas e minimizar seus danos”, explicou a secretária de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Costa Jorge.
 

DANOS AMBIENTAIS

Além dos prejuízos ambientais para a fauna e flora, os incêndios comprometem os recursos hídricos, degradam a qualidade do ar e alteram as características biológicas, físicas e químicas do solo.
 

Em caso de queimadas ou flagrantes, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90