Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/05/2021 às 09h40min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h40min

Município se preocupa com baixa adesão da vacinação contra Influenza em Uberlândia

Até o momento, a imunização atingiu pouco mais de 30% da meta estipulada para a primeira fase de grupos prioritários

DA REDAÇÃO
Até o momento, a Campanha da Vacinação contra a Influenza atingiu somente 30% da meta estipulada para o grupo prioritário de gestantes e puérperas em Uberlândia. A imunização do grupo começou no dia 12 de abril e 2.316 gestantes e 374 mulheres no pós-parto foram vacinadas.

A primeira fase da campanha, que acontece até 10 de maio, também contempla crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da saúde. Estes grupos também estão com baixa adesão, segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira. 

“Temos que atingir pelo menos 90% para cada público, e não temos nem 50% ainda. Sabemos que muitas pessoas estão inseguras devido à situação da pandemia, mas todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 estão sendo adotadas pelas equipes de saúde nas unidades e nas salas de vacinas”, disse.

Neste primeiro momento, a vacinação acontece nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), das 7h30 às 16h30, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins e Planalto e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 18h30.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Se não for tratada a tempo, pode causar complicações graves e levar à hospitalização e até mesmo à morte, principalmente nos grupos de alto risco.

 “A vacina contra a Influenza reduz as chances de desenvolver formas graves da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas nas unidades de saúde. Além do mais, a circulação dos vírus Influenza e do SARS-CoV-2 (Covid-19) reforça, mais uma vez, a importância da prevenção para aliviar a sobrecarga no sistema de saúde durante a pandemia”, ressaltou a coordenadora do Programa de Imunização.



 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90