28/04/2021 às 15h45min - Atualizada em 28/04/2021 às 15h45min

Com quase 4 mil candidatos, curso de medicina da UFU é o mais concorrido pelo Sisu

Foram realizadas 3.934 inscrições no curso, 93% a mais do que o número de vagas disponíveis, que foi 60; cursos de área da saúde foram mais procurados neste ano

BRUNA MERLIN
UFU disponibilizou 3.229 vagas para ingressar na universidade através do Sisu I Foto: Marco Cavalcanti/Comunica UFU
Os cursos da área de saúde da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram os mais concorridos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. Dentre os 94 cursos de graduação disponibilizados pela instituição, medicina, odontologia e enfermagem foram os mais procurados.

Ao todo, a UFU disponibilizou 3.229 vagas para ingressar na universidade através do Sisu. Somente para o curso medicina, que ficou em 1º lugar no ranking dos mais concorridos, foram realizadas 3.934 inscrições, sendo 93% a mais do que o número de vagas disponíveis, que foi 60.

Em segundo lugar, o curso mais concorrido foi o de odontologia, que recebeu 1.750 inscritos. Contudo, o número de vagas disponíveis era de 40. Já em terceiro lugar, ficou o curso de enfermagem, que também tinha 40 vagas abertas e recebeu 1.670 inscrições.

Segundo a pró-reitora de Graduação da UFU, Kárem Ribeiro, nos últimos anos, a graduação de medicina sempre foi a mais concorrida na instituição, tanto por ingresso através do Sisu quanto por vestibular. Entretanto, neste ano, ela notou uma procura maior por outros cursos da área da saúde, como é o caso de enfermagem.

Para Kárem Ribeiro, o aumento pode estar relacionado à pandemia da Covid-19, que despertou um interesse maior das pessoas em se graduar em cursos da saúde. “Não há uma pesquisa que comprove isso, mas é possível notar sim um interesse maior pela área, principalmente em relação à quantidade de inscrições nesses cursos, que é grande”, ressaltou.

Ainda de acordo com o levantamento da UFU, em 4º lugar ficou o curso de medicina veterinária, com 1.548 inscritos. Em 5º ficou psicologia, com 1.415 candidatos e, por fim, em 6º lugar, ficou o curso de direito, em período noturno, com 1.126 inscrições.

Em contrapartida, as graduações menos procuradas na UFU através do Sisu 2021 foram matemática, em período integral, com 26 candidatos para 20 vagas disponíveis, letra com competência em francês, que teve 63 inscrições para 15 vagas disponíveis e o curso de física, em período noturno, com 66 candidatos para 40 vagas abertas.

O prazo para inscrição no Sisu foi até o dia 14 de abril. O resultado dos aprovados foi divulgado no dia 16 de abril e as matrículas nas instituições escolhidas puderam ser feitas entre os dias 19 e 23 do mesmo mês.




 
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »