Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/04/2021 às 09h00min - Atualizada em 24/04/2021 às 09h00min

Uberlândia já vacinou mais de 100 mil pessoas contra Covid-19

Quase 15% da população já tomou pelo menos a 1ª dose; em comparação com outras cidades do mesmo porte, Uberlândia fica atrás de Natal (RN) e à frente de Joinville (SC)

DA REDAÇÃO
Imunização teve sequência nesta sexta (23) no drive-thru I Foto: Foto: Araípedes Luz/Secom/PMU
Uberlândia ultrapassou a marca de 100 mil pessoas vacinadas com ao menos a primeira dose contra o novo Coronavírus, o que corresponde a quase 15% da população. Iniciada em 19 de janeiro, a imunização ocorre, segundo o Município, conforme o recebimento de doses e os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

A segunda maior cidade do estado é, quantitativamente, também a atual segunda cidade mineira com mais pessoas imunizadas com ao menos a primeira dose do imunizante, conforme dados do Vacinômetro. Atrás da capital, Belo Horizonte, o município já aplicou, entre janeiro e abril, 101.415 doses inicias e deve chegar a mais de 42 mil doses continuadas (segunda dose).

No mesmo sentido, em relação a outras cidades do país com quantitativo similar de habitantes, Uberlândia fica atrás de Natal (RN). Considerando o vacinômetro municipal de outras cidades, com a marca atingida
nesta sexta-feira (23), de mais de 100 mil vacinas aplicadas, Uberlândia já aplicou mais doses iniciais do que Joinville (SC) e Feira de Santana (BA), por exemplo. A cidade também está à frente de Osasco (SP) e Campo dos Goytacazes (RJ), conforme vacinômetro dos respectivos estados.

VACINAÇÃO DE SEXTA-FEIRA (23)
Nesta sexta-feira (23), a Prefeitura promoveu a ação com a aplicação da segunda dose em idosos e profissionais da saúde que receberam a dose inicial em 31 de março. Foram convocadas 4,5 mil pessoas a serem imunizadas nos ginásios do UTC e no drive-thru montado no estacionamento do Centro Administrativo.

O aposentado Raul Nascimento, de 71 anos, foi um dos idosos que esteve de manhã no UTC. Animado com a vacinação, ele fez questão de celebrar a vida. “Na situação que o mundo está, essa vacina significa vida, e vou ficar ainda mais satisfeito daqui a 20 dias dessa segunda dose, pois vou me sentir mais livre pra viver e continuando com os cuidados”, afirmou.

A responsabilidade coletiva é um tema que o aposentado Lincoln Lopes, de 71 anos, fez questão de destacar. “Meu sentimento é de mais uma vez cumprir minhas obrigações, essa é mais uma das determinações que estou seguindo e espero que seja bem sucedido. Eu acredito que a vacina é mais um instrumento que temos, mas os cuidados devem continuar”, enfatizou.

O aposentado Nilson Ribeiro, de 69 anos, passou pelo drive-thru e tomou a segunda dose. “É um momento especial e fico muito satisfeito. Não tive problemas até hoje e, agora, estou imunizado e ciente de que se tiver será mais leve”, disse.

CRONOGRAMA PARA O FINAL DE SEMANA
O planejamento para a última remessa recebida, com cerca de 20 mil doses, garantiu a vacinação até o fim de semana em Uberlândia. Neste sábado (24) e domingo (25), o UTC recebe para a segunda dose quem foi vacinado em 1º e 2 de abril. A equipe da Imunização também irá vacinar idosos acamados.

As informações sobre o andamento da vacinação estão disponíveis no “Vacinômetro” – uma ferramenta criada pela Prefeitura de Uberlândia.  Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros.

CONSULTA AO CADASTRO E AGENDAMENTO
A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizada a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada.

Com o serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Em caso de dúvidas em relação ao local do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que direcionará as solicitações ao Programa de Imunização – setor responsável por marcar uma nova data.  O número é 0800-940-1480 (telefone fixo) ou 3256-3800 (ligação de celular).

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.


VEJA TAMBÉM:
Uberlândia tem mais 9 mortes e 206 novos casos de Covid em 24h


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90