11/04/2021 às 08h37min - Atualizada em 11/04/2021 às 08h37min

Fundação Clóvis Salgado amplia abrangência do ensino remoto em Artes

Serão oferecidas 409 vagas, gratuitas, para 16 cursos das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena

DA REDAÇÃO
Cefart oferece curso de Música | Foto: Fundação Clóvis Salgado/Divulgação
Como resposta à necessidade de ampliação e democratização do ensino à distância, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart, amplia sua oferta de Cursos Regulares, ministrados pela plataforma exclusiva CEFART VIRTUAL. Para o ano letivo de 2021, um dos mais tradicionais centros de formação artística de Minas Gerais mantém a continuidade dos cursos regulares durante o período de isolamento social, garantindo qualidade, abrangência e otimização do ensino remoto para alunos e professores.

Todos os cursos se iniciam na modalidade 100% remota, e podem passar a contar com atividades presenciais tão logo os órgãos competentes confirmem a liberação do retorno gradual das instituições de ensino.

A plataforma CEFART VIRTUAL, que foi implementada a partir de 13 de abril de 2020 como medida temporária de contingenciamento e prevenção à pandemia, segue se consolidando como ferramenta essencial na transmissão de conteúdos teóricos e práticos. Em um curto período de tempo, os professores da instituição construíram um plano de ensino diverso e eficaz, que garante um percurso formativo de qualidade para todos.

Apenas no ano de 2020, a plataforma recebeu 1.017 alunos nos Cursos Regulares, além de 293 nos Cursos de Extensão e 605 nos Cursos Complementares, permitindo aos estudantes fácil acesso a aulas, vídeos, fóruns de debate, textos e demais atividades necessárias para o ensino em artes. Somando as atividades presenciais e remotas do último ano, o Cefart alcançou mais de 13 mil participantes em atividades formativas (lives, aulas abertas, webinários, seminários, palestras, dentre outras).

SELEÇÃO
Para o Processo Seletivo 2021, o Cefart anuncia a ampliação de seu quadro de cursos, que passa a contar com 409 vagas distribuídas entre 16 cursos, ofertadas por meio da plataforma. Para além da ampliação das modalidades, todo o processo de inscrição será virtual e gratuito e pode ser realizado em: www.fcs.mg.gov.br.

Segundo a Diretora do Cefart, Marta Guerra, o edital de 2021 chega com muita potência para consolidar o Centro de Formação da Fundação Clóvis Salgado como referência no meio acadêmico, cultural e de inclusão digital.

“Com o novo edital, fortalecemos a ampliação de alunos e otimizamos o acesso aos cursos, que agora possuem também a inscrição gratuita. Além disso, mantemos a qualificação técnica dos cursos, que abordam todas as áreas do segmento artístico com modalidades híbridas e abrangentes, atendendo aos interesses de uma diversa gama de candidatos”, afirmou Marta Guerra.

A Gerente de Ensino do Cefart, Piedra Magnani, chama a atenção para as possibilidades da formação a partir da modalidade remota, que tem sido adotada por diversas instituições de ensino.

“O Cefart Virtual possibilitou a formação de outros públicos fora da região metropolitana de Minas Gerais. A modalidade presencial continua sendo, obviamente, a essência dos cursos de arte. Mas não deixamos de destacar a possibilidade de alcance de novos estudantes, até mesmo de outros lugares do Brasil”, destacou Piedra Magnani.

Pensando nas possibilidades do ensino remoto, novos cursos regulares de menor duração foram criados. “Com o objetivo de atender diferentes públicos e faixas etárias, quatro novos cursos - dois em Música, um em Dança e um em Teatro - passam a fazer parte do Edital, levando a expertise do Cefart para outros estudantes que não haviam sido atendidos até então pelos cursos tradicionais, abarcando o maior número de demandas sociais de formação artística e cultural de Minas Gerais”, disse Piedra Magnani.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »