Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/04/2021 às 16h30min - Atualizada em 07/04/2021 às 16h30min

Prefeitura inicia distribuição de Kits Alimentação para estudantes em Uberlândia

Alimentos vão contemplar mais de 51 mil alunos; entrega começou a ser feita nesta quarta-feira (7)

DA REDAÇÃO
Frutas, verduras e legumes integram o Kit I Foto: Danilo Henriques/Secom/PMU
A Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta quarta-feira (7), a distribuição de 51.205 Kits Alimentação para estudantes da rede municipal de ensino, composta pelas escolas municipais e Organizações de Sociedade Civil (OSCs). Inicialmente, os conjuntos estão sendo entregues em 15 escolas e a partir da próxima semana serão cerca de 45 escolas semanalmente, de acordo com um cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação.

Natália Ferreira é mãe de um estudante da Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto apontou a importância do kit. “Principalmente porque tem frutas. É um alimento muito bom, especialmente para as crianças”, disse.

“Percebemos que as famílias estão comentando que os kits contribuirão com a alimentação e com a renda familiar”, disse a diretora do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), Tania Martinelli. Ao todo, receberão os conjuntos mais de 51 mil alunos, sendo 9.345 estudantes da educação infantil integral, 10.949 da educação infantil parcial, 30.245 do ensino fundamental e 666 da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A distribuição gratuita dos kits foi estabelecida com a intenção de contribuir na manutenção das necessidades nutricionais dos alunos durante a suspensão das aulas presenciais, causada devido à pandemia de Covid-19. Cada modalidade de ensino terá um conjunto específico, composto de acordo com o recurso financeiro proveniente do governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os cadastros para ter acesso ao benefício foram feitos no mês de março e serão atendidas famílias de alunos de escolas urbanas e rurais. Os dados fornecidos nos procedimentos foram confrontados com o sistema de matrícula das escolas municipais (web acadêmico) para atestar a veracidade das informações.

ENTREGAS DOS KITS
As entregas dos kits serão feitas somente nos dias e horários marcados antecipadamente pelas escolas, não havendo a necessidade de comparecimento em outros momentos. Para retirar, cada responsável deverá apresentar documento de identificação com foto e número do CPF, além de levar sua própria sacola para transportar os alimentos. Os gêneros alimentícios não perecíveis serão distribuídos a cada três meses e os hortifrútis serão mensais.

PRODUTORES RURAIS
Em cada kit terá, em média, dois quilos de verduras, legumes e frutas, totalizando entre 80 e 100 toneladas. Desta forma, os kits também contribuem com as famílias dos agricultores rurais que fornecem hortifrutigranjeiros da agricultura familiar e têm a oportunidade de escoarem suas produções, além de terem incrementos nas rendas familiares.

Ao utilizar produtos da agricultura familiar, a Prefeitura segue recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), contribuindo com a educação alimentar e nutricional dos estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

Através de uma chamada pública realizada anualmente para incentivar o pequeno produtor rural, a administração municipal seleciona cooperativas de agricultores familiares para atender as escolas. Na chamada pública vigente são quatro cooperativas selecionadas com aproximadamente 400 produtores contribuindo na oferta de alimentos. Nos kits que começaram a ser distribuídos foram incluídas verduras e frutas sazonais, como o abacate.


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90