Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/04/2021 às 22h15min - Atualizada em 05/04/2021 às 22h15min

Prefeitura de Uberlândia libera shopping e comércio de forma escalonada e venda de bebida alcoólica

De acordo com a publicação, a cidade voltará a ficar designada na Fase Intermediária do Plano Municipal de Funcionamento

FERNANDO NATÁLIO
Prefeito Odelmo Leão anunciou que o município fará uma reabertura gradual I Foto: Valter de Paula/Secom/PMU
A Prefeitura de Uberlândia anunciou, na noite desta segunda-feira (5), a liberação para a reabertura escalonada de horários do comércio e shopping e a venda de bebidas de segunda a sexta até às 18h. A nova deliberação do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) nesta segunda. As medidas entrarão em vigor nesta terça-feira (6).

Ainda de acordo com a publicação, a cidade voltará a ficar designada na Fase Intermediária do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas (PFAE) e seguirá nela até o dia 16 de abril.

Até esta segunda, o município estava na Fase Rígida do Plano, que foi iniciada em 20 de fevereiro. Além disso, devido ao agravamento da pandemia no primeiro bimestre, Uberlândia também contava, desde o dia 23 de fevereiro, com determinação de toque de recolher (das 20h às 5h) e lei seca. Com a nova deliberação do Comitê, a lei seca foi revogada, mas o toque de recolher (das 20h às 5h) permanece, segundo a Prefeitura informou.

Nas suas redes sociais, no começo da noite desta segunda, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, anunciou que o município fará uma reabertura gradual de algumas atividades econômicas em Uberlândia.

O chefe do Executivo municipal apontou uma série de fatores que nortearam a decisão do Comitê de reduzir as restrições na cidade a partir desta terça.

“Analisando os dados da saúde nas últimas semanas, como o aumento da capacidade de UTIs tanto na rede pública quanto na privada; na diminuição da fila de espera para leitos; na ampliação da capacidade de atendimentos nas UAIs, com quase 800 novos pontos de oxigênio e ampliação dos tanques; na evolução da vacinação, atingindo quase 10% da população que já recebeu a primeira dose; na tendência de queda na incidência de casos na cidade; e sempre buscando o equilíbrio entre saúde e economia, vamos fazer uma reabertura gradual de algumas atividades econômicas em Uberlândia”, afirmou o prefeito em suas redes sociais.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta segunda-feira (5), o número de óbitos em Uberlândia diminuiu após semanas com números altos e sucessivos recordes. Nesta segunda, foram contabilizadas 12 mortes pela doença nas últimas 24 horas, totalizando 1.853 óbitos em decorrência da Covid-19 na cidade desde o início da pandemia.

Também de acordo com o informe, 634 pacientes estão hospitalizados, com sintomas do coronavírus, nas redes pública e privada da cidade. Destes, 277 estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 357 em leitos de enfermaria. O número total de internados tem diminuído nos últimos dias também.  

No entanto, ainda segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda, a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados à Covid-19 na rede municipal continua em 100%, assim como a ocupação geral dos leitos de UTI na rede municipal.

Também nas suas redes sociais, o prefeito de Uberlândia fez um alerta na mesma postagem em que anunciou a reabertura gradual no município. “Isso não significa que vencemos a Covid, longe disso. Mas como sempre disse a vocês, estamos atentos a todas as consequências trazidas pela pandemia. Sigamos nos cuidando, evitando aglomerações, higienizando sempre as mãos e usando máscaras. Essa decisão entra em vigor nesta terça (6) e pode ser alterada caso nossos indicadores tenham uma piora”, finalizou Odelmo Leão.

Matéria atualizada às 18h57 do dia 06/04/2021 para acréscimo de informações.

 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90