Mais de 3.800 idosos, com 68 e 67 anos de idade, foram vacinados contra a Covid-19, neste domingo (4), em Uberlândia. Diversos profissionais municipais de saúde atenderam em três pontos de imunização, sendo dois no Uberlândia Tênis Clube (UTC) e um no drive-thru do Centro Administrativo Municipal.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira, com a atual programação serão aplicadas as doses recebidas. Até o momento, 82.295 doses já foram aplicadas. “Agora, esperamos o envio de novas remessas para continuarmos ampliando as faixas etárias”, disse.
As informações sobre o andamento da vacinação estão disponíveis no Vacinômetro da Prefeitura de Uberlândia. Por meio dele, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros.
SEGUNDA-FEIRA
Nesta segunda-feira (5), a vacinação continuará ocorrendo no drive-thru do estacionamento do Centro Administrativo e nos ginásios do UTC. A expectativa é concluir o grupo de idosos com 67 anos e iniciar a imunização daqueles com 66 anos.
A imunização do público prioritário contra a Covid-19 acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito pelo Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”.
Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização. A Prefeitura disponibilizou a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina.
Para acessar a página, é preciso informar se é idoso ou trabalhador da saúde, digitar o CPF e a data de nascimento. Com o serviço online, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e as informações sobre a aplicação da vacina, como 1ª ou 2ª dose, fabricante, além da data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).
A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.
Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que a pessoa não tiver condições de comparecer no dia do agendamento, por questões de locomoção ou outras, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que ficará responsável por marcar uma nova data para que a vacinação seja realizada da melhor forma. O telefone da Ouvidoria é 0800-940-1480.