Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/03/2021 às 15h11min - Atualizada em 25/03/2021 às 15h11min

Buracos nas vias de Uberlândia provocam acidentes e viram ameaças para motociclistas

Chuvas têm piorado condições do asfalto em diferentes pontos da cidade; Prefeitura diz que vias estão no cronograma da Operação Tapa-buraco

FERNANDO NATÁLIO
Moradores enviaram imagens de buracos na Rua das Flautas, no bairro Taiaman I Foto: Arquivo pessoal
Com a ocorrência mais frequente de chuvas nos últimos meses, aumentou a quantidade de buracos nas vias de Uberlândia. E essa piora do asfalto em ruas e avenidas da cidade tem gerado queixas de moradores e motoristas e provocado acidentes, colocando a vida de motociclistas em perigo.

Foi o caso do vendedor e entregador de alimentação Luiz Henrique Silva Vicente, que teve um acidente grave no fim de janeiro, quando caiu em um buraco na Avenida Platina, no bairro Dona Zulmira, e perdeu o controle da moto que conduzia.

Devido ao acidente, o entregador teve fraturas no dedão do pé direito e no tornozelo, além de queimadura na coxa e escoriações pelo corpo. Além disso, ele disse já ter gasto cerca de R$ 600 para consertar os estragos na motocicleta causados pela queda.

“Machuquei bastante, mas poderia ser ainda mais grave. Também tive que parar de fazer as entregas porque a moto foi para a mecânica. E ainda não terminei de consertar tudo que era preciso. Estragou a frente dela, guidão, carenagem, pedaleiras e traseira. Tive muito prejuízo”, relatou. “É importante que as pessoas redobrem os cuidados porque as ruas estão cheias de buracos”, completou.
 
OUTRO ACIDENTE GRAVE
Quem também teve sequelas devido a um acidente de moto provocado por buraco nas vias de Uberlândia foi a recepcionista e autônoma Bruna Cristian Alves de Oliveira. No dia 27 de fevereiro (um sábado), por volta de 12h30, quando estava indo trabalhar como autônoma, ela estava conduzindo sua motocicleta no bairro Cidade Jardim rumo ao bairro Shopping Park e caiu em um buraco no cruzamento das Ruas Arnaldo Godoy e Jasmins. Chovia na hora e o buraco estava cheio de água. “Não deu pra vê-lo”, disse Bruna.

Com o acidente, ela fraturou o metatarso (um dos ossos longos do pé) e está até hoje tendo que andar com tala ortopédica e muleta. Bruna ficou afastada do trabalho por 16 dias. “O médico disse que esse tipo de fratura pode levar 60 a 90 dias para ter a recuperação total. Resolvi voltar a trabalhar, mesmo com a tala e a muleta. E as lesões podiam ser bem piores”, afirmou a recepcionista.
 
RUA COM VÁRIOS BURACOS
Segundo moradores da Rua das Flautas, no bairro Taiaman, a via tem vários buracos. De acordo com a esteticista Angelita Amaro da Silva Felix, que reside na rua, “tem duas crateras que abriram no asfalto recentemente”. Angelita disse que não tem visto Operação Tapa-Buracos da Secretaria Municipal de Obras na localidade.

Ainda de acordo com a moradora, frequentemente passam veículos e caem nestes grandes buracos na via. “Deve até danificar os veículos, pois faz muito barulho a cada queda que ocorre. Esta rua sempre foi abandonada e assim continua”, observou.

Angelita também lembrou que a Rua das Flautas tem fluxo intenso de veículos, por ser via de acesso a outros bairros, o que contribui para a formação de buracos novos e aumento da extensão e profundidade dos já existentes. “Para entrar no Taiaman ou para ir para o Centro da cidade ou bairros que ficam neste sentido, os motoristas têm que passar por essa rua. Então, o movimento é muito grande e os buracos vão aumentando em quantidade e tamanho”, explicou.
 
RESPOSTA DA PREFEITURA
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras informou que as vias mencionadas na reportagem estão no cronograma da Operação Tapa-buraco. A secretaria destaca também que, diariamente, é elaborado um cronograma com base em um mapeamento das ruas e avenidas que necessitam da intervenção e também por meio da solicitação dos cidadãos junto à prefeitura.

Para requerer o serviço, é preciso entrar em contato com o Serviço de Informação Municipal (SIM), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone (34) 3239-2800.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90