03/03/2021 às 08h00min - Atualizada em 03/03/2021 às 08h00min

Festival de Cenas Curtas está com inscrições abertas em Uberlândia

Candidatos de Minas Gerais têm até o dia 5 de março para se inscreverem no evento

DA REDAÇÃO
Selecionados receberão R$ 1.300, viabilizados pela Lei Aldir Blanc | Foto: Dila Pucini

A pandemia de Covid-19 trouxe um impacto grande para o setor cultural em nível nacional. Impossibilitados de realizar eventos com a presença de público, muitos artistas buscaram as plataformas digitais para manter seus projetos e atividades.

Este é o caso do Grupontapé, tradicional companhia de teatro de Uberlândia, que já realizou algumas apresentações online e agora, com a Escola Livre do Grupontapé, realizará, neste mês de março, o “9º Festival de Cenas Curtas de Uberlândia – Etapa Estadual”, para dar oportunidade a outros artistas e grupos de apresentarem seus trabalhos de forma virtual.

As inscrições para participar do Festival estão abertas até o dia 5 de março para toda comunidade artística de Minas Gerais, que pode enviar propostas de apresentações e/ou de oficinas que serão no formato online e ao vivo, em plataformas digitais. As informações para inscrições e também sobre todo o Festival estão disponíveis no edital que pode ser acessado neste link: https://forms.gle/oAzyfR9Te6tLNTk88.

O objetivo do projeto é um estímulo à criação e à difusão das artes cênicas no estado de Minas Gerais. Segundo a diretora do Grupontapé, Katia Bizinotto, essa é uma grande oportunidade para os artistas mineiros.

“Nós já inovamos as nossas ações ao longo de 2020, levando-as para as plataformas digitais. É uma estratégia que tem dado certo e, pelo menos, mantém-nos em atividade. Portanto, o nosso tradicional Festival de Cenas Curtas agora será em nível estadual, virtualmente, confirmando o nosso propósito de fomentar a cultura e a arte na sociedade, dando oportunidade para que outros grupos e artistas também permaneçam fazendo arte”, destacou.

VIABILIZAÇÃO DO PROJETO
O projeto tem o auxílio da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital 16/2020 da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais. Os artistas e grupos interessados em participar devem enviar as propostas de cenas no formato online (vídeos gravados) e as oficinas serão no formato online (ao vivo).

Cada proponente poderá se inscrever com mais de uma cena, desde que sejam enviadas separadamente. Serão selecionadas até 12 cenas curtas e até três oficinas para participarem do evento. Cada selecionado receberá um cachê no valor de R$ 1.300,00.

O Festival está previsto para acontecer entre os dias 28 e 31 de março, conforme cronograma divulgado pela comissão organizadora.
 
 
SERVIÇO
O QUE: Inscrições para o Festival Cenas Curtas Uberlândia
QUEM: Escola Livre do Grupontapé
QUANDO: Até 5 de março
ONDE: Inscrições no link https://forms.gle/oAzyfR9Te6tLNTk88

 

VEJA TAMBÉM:

EMCANTAR lança novo espetáculo totalmente autoral


 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »