Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/02/2021 às 08h00min - Atualizada em 24/02/2021 às 08h00min

EMCANTAR lança novo espetáculo totalmente autoral

‘A Cigarra e a Formiga’ estreia às 19h desta quinta-feira (25), no canal EMCANTAR no YouTube

DA REDAÇÃO
Espetáculo será transmitido ao vivo no canal oficial do EMCANTAR | Foto: Ariane Fernandes

“A Cigarra e a Formiga” é uma das fábulas mais conhecidas de Esopo, autor da Grécia Antiga. A história, criada por volta de 550 a.C, compõe a coletânea de fábulas da tradição popular oral e ainda nos dias de hoje é difundida e presente em nossas memórias.

A breve narrativa original conta a história de duas personagens alegóricas e carregadas de simbologias. De um lado, uma formiga trabalhadora e precavida, e do outro, uma cigarra displicente e preguiçosa. Uma passa o verão trabalhando de forma diligente enquanto a outra aproveita os dias de verão cantando.

E como toda fábula tem uma lição de moral, a dessa história é de que todas as ações geram consequências. O esforço da pequena formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou e nem se preocupou, morre faminta. Mas a fábula, desde que foi registrada em versos franceses por La Fontaine, ganhou várias versões por todo o mundo. E o Grupo EMCANTAR agora também apresenta a sua, em forma de musical.

Na nova versão, que tem sua estreia gratuita marcada para esta quinta-feira (25), às 19h, no canal EMCANTAR no YouTube, a formiga é sertaneja e permanece representando o trabalhador. Já a cigarra, na original história a displicente cantora, passa a ser uma sábia cigana, que também representa o labor, apresentando o canto, a arte como ofício.

“A história das duas personagens também simboliza o dia a dia dos integrantes da companhia, que ora são cigarras ora são formigas. Artistas, que também se forjaram educadores, gestores e empreendedores de uma companhia que se sustenta há 25 anos no interior mineiro. Somos todos cigarras e formigas!”, enfatizou Ana Lopez, idealizadora do espetáculo.

Na versão do grupo, a história é contada por meio de canções autorais, em arranjos que conduzem o público às estações do ano e ao universo curioso dos dois animais. A trilha é executada e cantada ao vivo pelos cinco artistas no palco, dentre eles três músicos, que compõem o coro de algumas cenas.

“E é nas divertidas e emocionantes cenas e falas, embasadas principalmente na poética obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, que as duas personagens cumprem suas funções, se confrontam, enfrentam seus medos e juntas descobrem quão valiosa é a sina de cada uma e a importância de atravessar as barreiras das diferenças e descobrir que todos estamos em constante transformação”, revelou Lopez.

Concebida por meio de um intenso processo artístico dirigido por Rafael Michalichem e que já dura cerca de oito meses, a versão do Grupo EMCANTAR tem ao todo 15 músicas autorais concebidas conjuntamente por Carlos Júnior (Kju), Ana Lopez, Viviane Rodrigues, Carlim Ribeiro e Marco Aurélio Querubim.

NOVIDADE NO PALCO
Concebido durante a pandemia, surpreendente a todo momento, dinâmico e moderno, o novo espetáculo do EMCANTAR é um marco na história do Grupo e das carreiras individuais dos músicos da banda por ser o primeiro em que eles atuam também como atores durante todo o tempo. Carlim Ribeiro, Carlos Júnior (Kju) e Ivan Ribeiro fazem uma estreia e tanto, colocando o palco em constante movimento.

“Está sendo bastante desafiador e agradável de fazer porque é algo que fomos construindo no dia a dia com a ajuda do nosso diretor, Rafael Michalichem, e acabamos nos surpreendendo com o que o nosso lado artista é capaz de fazer”, comentou Carlos Júnior (Kju), que se destaca também como um dos compositores das canções do espetáculo.

Para Michalichem, o resultado é o reconhecimento do esforço de cada um. “Como diretor, meu papel é mostrar o caminho para que eles possam criar, inovar e inventar seus personagens. Eles se mostraram abertos desde o começo. Vê-los incorporando novos elementos a cada ensaio é muito bom e o desenvolvimento de cada um é de fato surpreendente”, disse.

Assim como eles, a atuação das protagonistas, Viviane Rodrigues como a Formiga, e Ana Lopez como a Cigarra, também promete surpreender o público em mais esta obra prima do grupo mineiro feita para refletir, rir e se emocionar.
 
 
SERVIÇO
 
O QUE: Espetáculo “A Cigarra e a Formiga”
QUEM: Grupo EMCANTAR
QUANDO: Quinta-feira (25), às 19h
ONDE: Canal do EMCANTAR no YouTube

 
 

VEJA TAMBÉM:

'Cultura em Casa' segue com apresentações até agosto


Festival Talento Quianzala abre inscrições na segunda-feira (22)

 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90