Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/03/2021 às 14h30min - Atualizada em 02/03/2021 às 14h30min

UMC e movimento Juntos por Uberlândia viabilizam 14 novos leitos de UTI Covid

Novos leitos elevam a capacidade de atendimento do hospital no momento em que o mesmo está com 100% de ocupação das UTIs Covid

FERNANDO NATÁLIO
Meta é conseguir 45 unidades para a cidade I Foto: Divulgação
O hospital Uberlândia Medical Center (UMC) ativou, neste domingo (28), 14 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para atendimento de pacientes com covid-19. A nova unidade foi viabilizada em parceria com o movimento Juntos por Uberlândia (JPU), criado por empresários, voluntários e entidades parceiras.

Segundo o diretor técnico e clínico da Unidade Hospitalar do UMC, Demócrito Ribeiro, os novos leitos elevam a capacidade de atendimento do hospital no momento em que o mesmo está com 100% de ocupação das UTIs Covid devido ao avanço da pandemia do coronavírus na cidade.

“Na manhã desta segunda-feira (1°), havia vaga apenas em leitos de UTI neonatal, que estava com 50% de ocupação. As demais (estavam) com 100% de ocupação. Vale ressaltar que estes números mudam a todo instante”, informou. Também conforme Demócrito Ribeiro, a Unidade Hospitalar do UMC possui 54 leitos de UTIs, sendo 10 neonatal, 10 adultos e 34 destinados para pacientes com covid-19.

Ainda de acordo com o diretor técnico e clínico da Unidade Hospitalar, aproximadamente 80 profissionais de saúde foram designados para atender nestas novas UTIs. “Desde o início da pandemia, foram contratados 140 novos profissionais (pelo UMC), e não apenas por conta desta demanda de novos leitos, mas também para suprir necessidades por conta de afastamentos, sejam eles por conta do vírus e preservação daqueles que estão em grupos de risco, além do turnover”, explicou.
 
JUNTOS POR UBERLÂNDIA
Responsável por levantar os recursos para a compra dos equipamentos feita pelo UMC para ativar os 14 novos leitos de UTI em sua Unidade Hospitalar, o movimento Juntos por Uberlândia (JPU), criado por empresários, voluntários e entidades parceiras, entrou em uma nova fase, dando início à campanha “Respira Uberlândia”. A meta é conseguir, além da viabilização dos 14 leitos de UTI do UMC, recursos para a compra de aparelhos para mais 31 leitos a serem instalados em outros hospitais da cidade, totalizando, assim, 45 novas UTIs.

De acordo com Luciano Penha, integrante do conselho gestor do Juntos Por Uberlândia, os hospitais particulares que têm espaço, estrutura e profissionais para abrir novos leitos de UTIs de forma imediata serão contemplados com os recursos financeiros que o movimento arrecadar. “Já conversamos com todos e cada um passou a quantidade de leitos que consegue atender. Precisamos agir rápido e fazer o que for preciso para minimizar o sofrimento das pessoas e pensar coletivamente para salvar vidas”, disse Penha.

A força tarefa, criada por meio da união de empresas, entidades e comunidade para ajudar Uberlândia no enfrentamento da Covid-19, arrecadou, desde março de 2020, mais de R$ 5 milhões. Este montante foi revertido em aparelhos respiratórios e EPI´s para a rede pública, materiais de higiene e cestas básicas, entre outros.
 

Como doar e participar do Juntos por Uberlândia?
 
Acesse o site juntosporuberlandia.com.br para doações online e também para saber todas informações do movimento e andamento das campanhas. A gestão financeira das doações será feita através da ONG Carol.
 
DOAÇÕES:
Transferência bancária:
Carol – Casa de Amparo Infantil
CNPJ: 09.548.118/0001-42
Banco Santander: 033
Agencia: 3342
Conta Corrente: 130 001 078
PIX: 09.548.118/0001-42
 
As doações também podem ser feitas por cartão de débito, crédito ou boleto bancário através do site.




 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90